PRIMÁRIOS- L 10 - JESUS VEIO SALVAR QUEM ESTÁ PERDIDO

JESUS TRAZ A SALVAÇÃO À CASA DE ZAQUEU / 19.1-10/ 

Em Jericó, Jesus foi à casa de Zaqueu, um chefe dos publicanos. Aparentemente, Zaqueu era um cobrador de impostos corrupto. Embora fosse desprezado e odiado, ele se tornou um exemplo impressionante de um homem rico que aceita a salvação. Com Zaqueu, Jesus realizou o impossível. Ele escolheu um pecador rico e o chamou ao arrependimento e à salvação.
19.1,2 Depois de curar um cego fora da cidade (18.35-43), Jesus entrou em Jericó. Zaqueu era um publicano, influente e muito rico. Para financiar o seu grande império, os romanos cobravam pesados impostos de todas as nações sob o seu controle. Os judeus eram contrários a esses impostos porque eles apoiavam um governo secular e seus deuses pagãos, mas ainda assim eram forçados a pagar. Alguns dos seus próprios compatriotas se tornaram cobradores de impostos, atraídos pela riqueza que tal posição prometia.

19.3,4 Zaqueu, como o restante dos habitantes de Jericó, estava curioso para ver este homem cujos ensinos e curas vinham assombrando as pessoas por todo o país. Alguns momentos antes, um cego assentado junto do caminho tinha sido curado (18.42,43). As notícias tinham se espalhado, e Zaqueu quis ver quem era Jesus. O texto revela outro retalhe sobre este rico cobrador de impostos: ele tinha tão pequena estatura que não conseguia ver por cima das pessoas da multidão. Zaqueu não seria dissuadido. Ele correu adiante pela estrada e subiu a uma figueira brava. Era fácil subir nessa árvore que era como um carvalho com grandes galhos laterais.

19.5-7 Sobre a árvore, Zaqueu viu a multidão que se aproximava. Ele queria ver Jesus, e aparentemente Jesus queria vê-lo. Muitas passagens do texto de Lucas revelam que Jesus tinha conhecimento dos pensamentos Íntimos e das necessidades das pessoas (veja 5.22; 6.8; 7.39,40; 8.46; 9.47). Como sempre, todo ato de Jesus era parte de um plano divino - Ele disse que lhe convinha ir à casa de Zaqueu. Zaqueu apressou-se, desceu da árvore e levou Jesus para sua casa.
Mas por que Zaqueu? Na verdade, muitos na multidão não gostaram da escolha de Jesus: a multidão murmurava com desagrado pelo Senhor ser hospede de um homem pecador. Zaqueu deve ter sido um conhecido homem de mau caráter, pois a multidão reagiu com grande insatisfação ao fato de Jesus ter escolhido Zaqueu entre todos. Ninguém na multidão teria imaginado que a visita de Jesus iria mudar a vida deste cobrador de impostos.

19.8 Alguns murmuraram, mas Jesus sabia que Zaqueu estava preparado para uma mudança na sua vida. Depois que Jesus tomou a iniciativa em relação a ele, Zaqueu tomou a iniciativa de seguir Jesus para onde o caminho da obediência o levasse. O jovem rico tinha vindo perguntar e tinha ido embora vazio, incapaz de desistir de seu dinheiro e de seus bens (18.18-23). Zaqueu, entretanto, foi capaz de desistir de sua riqueza para seguir a Jesus. Esta era a atitude de coração que Jesus estava procurando. Pressentindo-a em Zaqueu, Ele rapidamente trouxe a este homem as boas novas. Tão ansioso estava Zaqueu para livrar-se das algemas da riqueza que ele disse que restituiria quadruplicado o excesso que tinha cobrado das pessoas. Sua atitude estava correta e suas ações mostraram seu desejo interior de obedecer. Zaqueu estava definindo corretamente suas prioridades e, assim, estaria pronto para o reino.

19.9,10 Esta cobrador de impostos era tido como um traidor pelo seu povo, de modo que eles não o teriam considerado um filho de Abraão. Mas, abrindo o seu coração a Jesus, ele provou ser não apenas um filho de Abraão no sentido de um judeu procurando o reino, mas também um filho de Abraão no sentido mais verdadeiro da palavra, porque ele tinha sentido a salvação. A salvação veio a Zaqueu não porque ele fez boas obras, mas porque verdadeiramente creu em Jesus e deixou de lado qualquer coisa que pudesse atrapalhar a sua obediência a Ele. Aos que murmuraram, aos caluniadores, aos fanáticos, àqueles que pensavam que estavam salvos somente porque eram descendentes de Abraão, Jesus explicou a sua missão - Ele tinha vindo buscar e salvar os que, como Zaqueu, se haviam perdido.

Retirado do comentário aplicação pessoal.

Nenhum comentário: