Adolescentes - L 10 - Ética Cristã

Mateus (5.27-30). Jesus citou o sétimo mandamento (Êx 20.14; Dt 5.18), e então passou a lhe dar uma interpretação mais elevada. Ele indicou que aos olhos de Deus a intenção errada é tão pecaminosa quanto a ação errada. E Deus está igualmente ciente de ambos.
Os versículos 29 e 30 mostram como a luxúria é algo sério. Jesus disse: Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti (29). A palavra grega para escandalizar é skandalizo ("escandalizar"). Ela vem do substantivo skandalon ("escândalo"), que era primeiro a isca de uma armadilha ou laço, e depois era usada como o próprio laço ou armadilha. Então o significado aqui é: Se olhar é uma armadilha ou laço para você, evite olhar de todas as maneiras. O verbo é traduzido como "tropeçar" na ARA e como "fizer pecar" na NVI. Lenski insiste no significado literal do verbo, e então traduz como "apanhar em armadilha". Back apresenta "fazer você             pecar", o que é uma tradução interpretativa correta. Parece que o significado adequado é "colocar uma armadilha para" em vez de "colocar uma pedra de tropeço no caminho de".Cristo declarou que seria melhor que alguém perdesse o seu olho direito ou a sua mão direita do que ser lançado no inferno (Geena). Não podemos acreditar que Ele estivesse defendendo a mutilação física do corpo - embora no passado alguns tenham erroneamente tomado as suas palavras de forma literal. Ele estava falando metaforicamente : Se um amigo íntimo ou uma associação favorita de qualquer tipo estiver se tornando um laço para você, corte-o! É melhor ser desprovido de qualquer coisa nessa vida do que estar perdido para sempre.


JO- 13.17 Somos abençoados (felizes, alegres, realizados), não por causa do que sabemos, mas por causa do que fazemos com aquilo que sabemos. A graça de Deus a nós encontra a sua perfeição no serviço que nós, como vasos de sua graça, prestamos aos outros. Encontraremos a nossa maior bênção ao obedecermos a Cristo, servindo aos outros.

Extraído do comentário bíblico aplicação pessoal e Beacon.

Nenhum comentário: