VIVENDO COM A MENTE DE CRISTO (1 Co 2.16)

Extraído do livro Comentário Bíblico BEACON.

No versículo 16, Paulo adapta uma citação de Isaías 40.13, que também aparece de forma modificada em Romanos 11.34. Os caminhos e métodos de Deus estão além do entendimento do homem. É, portanto, inútil para o homem natural tentar entender a operação da redenção divina. Que egocentrismo supremo seria um homem tentar ins­ truir ao Senhor! Ao contrário, o Espírito que habita no interior de cada cristão revela Cristo e o poder de Deus para redimir. O homem espiritual, por possuir a mente de Cristo, não avalia as coisas sob o ponto de vista do mundo. O cristão vê as coisas à luz da revelação de Deus em Cristo.

Extraído do livro Comentário Bíblico Pentecostal.
O Espírito Santo é o Espírito de Deus; é também o Espírito de Cristo (Rm 8.9), que vive nos crentes (1 Co 3:16) e que revela Cristo. Pelo fato de cada crente ser interiormente habitado pelo Espírito e por Cristo, não têm a mente ou o espírito do mundo.

No plano ideal são controlados pela mente ou Espírito de Cristo.
A doutrina da Trindade está implícita neste capítulo com sua menção de Deus, de Cristo e do Espírito Santo. Frequentemente no Novo Testamento, e especialmente nas passagens que se referem implícita ou explicitamente à Trindade, o termo Deus se refere ao Pai e o termo Senhor se refere ao Filho(por exemplo, veja  2 Co 13.13; Ef 4.4-6)

Nenhum comentário: