Chamados à paz.

Extraído do ADNEWS.
        
         Queridos e amados irmãos, pela graça de Deus, chegamos ao final de mais um ano, e a nossa última reflexão de 2017 será baseada em Colossenses 3 .15: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine m vossos corações; e sede agradecidos". Ao menos três ideias principais prevalecem nesse texto, a saber: paz, unidade e gratidão.
            O apóstolo Paulo se dirige aos colossenses, rogando-lhes, 'inicialmente, a paz de Deus. Trata-se de um estado de tranquilidade e quietude da alma, advindo do Senhor Jesus (Jo 14.27).
            Esta paz é incondicional, independe das circunstâncias que nos rodeiam. Ela não é determinada por fatores externos, mas é outorgada pelo Príncipe da Paz (Is 9.6). Eis a razão e do crente em Jesus, a despeito de todas as aflições e tribulações vividas e enfrentadas, gozar do repouso da mente e do coração. Esta serenidade só pode ser experimentada por meio do Espírito Santo  e, por isso, o mundo não consegue compreendê-la: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus" (Fp 4.7). É possível dormir em meio à tempestade, sorrir em meio à dor, .cantar em meio à guerra, descansar perante diagnósticos negativos. Foi para esta paz que nós fomos chamados e é esta paz que desejamos a todos neste final de ano.
            Estando em paz com Deus, o cristão terá paz consigo mesmo e com o seu próximo. Por isso, o apóstolo nos diz que o objetivo do chamado à paz é formar um corpo e viver como tal, isto é, em plena harmonia e concordância. A manutenção da unidade deste corpo se dá pela ação do Espírito Santo, que capacita os crentes a viverem em humildade, mansidão e longanimidade, suportando-se uns aos outros em amor (Ef 4.2,3). Quando vivemos ligados aos nossos irmãos pelo vínculo da paz, compreendemos que há um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos . (Ef 4.4-6). Esta maravilhosa comunhão faz aflorar o amor mútuo, o sentimento de interdependência e a consciência de que todos os membros são necessários, úteis e honrados. Esta fraternidade, que é permeada pelo amor divino, enseja o princípio de Romanos 12.15: ''.Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".
            Quando os que foram chamados à paz de Deus formam um só corpo e vi­ vem a suavidade da união, a gratidão brota espontaneamente em seus corações. Eles se tornam crentes agradecidos. Agradecem pela presença de Deus, por Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, pela paz, pelo amor, pela satisfação, pela graça, pela comunhão, pelo próximo, pela igreja, pelas provisões e até pelas provações.
            Louvamos ao Senhor porque a Assembleia de Deus em Pernambuco, no ano de 2017, fez notória a todos à sua unidade, por ocasião da: celebração da abertura do nosso centenário. Milhares de crentes, vindos de todas as regiões desaguaram na Arena Pernambuco e, Juntos, adoraram e agradeceram a Deus pela salvação conquistada por Jesus Cristo na cruz do Calvário; bem como agradeceram ao Senhor por pertencer à família centenária IEADPE. Foram momentos preciosos de comunhão. Juntos, sorrimos e choramos, rememoramos o passado, reavaliamos o presente e vislumbramos novos horizontes. Por um momento, pensamos estar já nos céus. Foi algo feito pelo Senhor e, portanto, maravilhoso aos nossos olhos. Que em 2018 não nos falte, como igreja, a paz, a união e a gratidão.
Feliz ano novo.


Ailton José Alves
Pastor Presidente da: IEADPE.

Nenhum comentário: