Sexta – Lc 22.1,2 -LBA- A conspiração contra Jesus antes da Páscoa.



Extraído do livro comentário bíblico do novo testamento aplicação pessoal.

22.1 Todos os judeus  do  sexo masculino com idade maior que doze anos deviam ir a Jerusalém para a Páscoa judaica, que seria seguida por uma festa de sete dias de duração, chamada de Festa dos Pães asmos (Êx 12.15- 20). Para estas festas, vinham a Jerusalém judeus de todas as partes do império romano, para celebrar um dos mais importantes eventos da sua história. A Páscoa judaica correspondia a uma noite e uma  refeição, mas a Festa dos Pães Asmos continuaria durante uma semana. A celebração da Páscoa recordava a noite em que os  israelitas foram libertados do Egito  (Ex 12).

22.2 A oposição que os líderes religiosos faziam a Jesus tinha crescido ao ponto de que  eles  andavam  procurando  como   o matariam. Existe certa ironia em ver estes líderes   comemorando  o  Êxodo  enquanto ao  mesmo  tempo  planejam  matar  um dos seus. Mas eles tinham um  problema: eles temiam o povo.
Jesus era um mestre popular, e havia muitos galileus na cidade que teriam provocado um tumulto se Jesus tivesse sido feito prisioneiro. Os líderes religiosos sentiam que precisavam matá-lo por  causa  da  sua  crescente  popularidade (20.19; 22.6).

Nenhum comentário: