Sábado - Jo 1.10-12-LBA-O projeto redentor de Jesus, o Filho de Deus.


Extraído do livro  comentário do novo testamento aplicação pessoal, Vol-01.

10.10 O ladrão (como os falsos messias) têm más intenções. Jesus retratou um indivíduo cruel que começou tomando tudo o que podia, e então matando tudo o que não podia levar. Tudo o mais ele destruiu. O povo de Deus, Israel, tinha sofrido nas mãos de líderes iníquos, falsos profetas e falsos messias (veja, por exemplo, Jeremias 10.21,22; 12.10; Zacarias 11.4-17).  Em contraste, Jesus dá vida em toda a sua plenitude para as suas ovelhas. Isto  fala do dom da vida divina e eterna, uma vida que se torna o bem de todo crente hoje, e também na eternidade.  Jesus  daria às  suas  ovelhas e vida eterna, que lhe custaria a própria vida.
10.11 Jesus é o Pastor zeloso e dedicado - o bom pastor. Como descrito nos versículos que se seguem, há quatro características que separam este Bom Pastor dos pastores falsos ou maus:

1.  Ele se aproxima diretamente - Ele entra pela porta.
2.   Ele tem a autoridade de Deus - o porteiro permite que Ele entre.
3.   Ele atende as necessidades reais - as ovelhas reconhecem a sua voz e o seguem.
4.   Ele tem amor sacrificial - Ele está disposto a dar a sua vida pelas suas ovelhas.

Repetindo isto quatro vezes, Jesus assinalou que o traço mais importante do bom pastor é que Ele dá a sua vida pelas ovelhas (10.11; veja também 15,17,18). De acordo com a ilustração neste capítulo, a vida de um pastor poderia às vezes ser perigosa. Animais selvagens eram comuns nos campos da Judéia. Um bom pastor podia certamente arriscar a sua vida para salvar as suas ovelhas.

10.12,13 O mercenário não possui um paralelo em particular, mas está na história como um contraste ao bom pastor. Por estar fazendo o trabalho apenas para ser pago, ele não tem um investimento nas ovelhas. Quando o lobo ataca, ele não arisca a sua vida - mas foge! Muito provavelmente, o termo “lobo” se refere aos falsos profetas ou a outros que se aproveitam do povo de Deus, as ovelhas (veja Atos 20.29).
Que diferença entre o bom pastor, e o ladrão e o mercenário! O ladrão rouba, mata e destrói; o mercenário faz o trabalho apenas pelo dinheiro, mas prontamente foge quando chega o perigo. O bom pastor é comprometido com as ovelhas. Jesus não está meramente fazendo um trabalho; Ele está comprometido em nos amar e até mesmo em sua vida por nós.

Nenhum comentário: