Ef 2.13,14 - Pelo sangue de Cristo nos aproximamos de Deus.

Comentário extraído do livro : Novo testamento aplicação pessoal.

2.13 As duas pequenas palavras “mas agora” revelam a intervenção de Deus, dos céus à terra, e a completa história da redenção.
As palavras “longe” e “perto” descrevem a posição dos gentios e dos judeus em relação a Deus. Trazer aqueles que estavam muito longe para perto dele somente podia acontecer pelo sangue de Cristo. A salvação só podia vir através da morte de Jesus. “Sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9.22).

2.14 Cristo Jesus, através da sua morte, destruiu as barreiras que haviam separado judeus de gentios, estabelecendo a paz entre os dois grupos. Mais do que estabelecer a paz. Cristo reconciliou a ambos com Deus Aqueles que criam nele tornar-se-iam um único povo, os cristãos. Paulo descreveu a paz que Cristo havia estabelecido entre os judeus e os gentios como a derrubada da parede de separação que estava no meio. Não era segredo que existia hostilidade entre os dois grupos, uma hostilidade cultural e religiosa que ninguém conseguia resolver - ninguém, exceto Deus. Esta parede divisória refere-se à parede no Templo judeu que separava o pátio dos gentios do Templo propriamente dito, no qual somente os judeus podiam entrar. O historiador judeu Josefo escreveu que nesta parede havia a seguinte inscrição, em grego e latim: “Nenhum estrangeiro pode adentrar a barreira que circunda o santuário e a parte interna. Quem for apanhado fazendo isso será culpado de sua própria morte, que se seguirá” (veja At 21.28,29). Essa “derrubada” refere-se simbolicamente à reconciliação realizada por Cristo.

Nenhum comentário: