Sábado - Ef 5.31-33®LBA¬ A sacralidade da família.

Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.

Extraído do livro comentário  do novo testamento aplicação pessoal.

5.31 A história da criação fala do plano de Deus para que o marido e a esposa sejam um (Gn 2.24); Jesus também se referiu a esse plano (Mt 19.4-6). A união do marido e da esposa funde duas pessoas de tal maneira, que pouca coisa pode afetar um sem afetar o outro. A unidade no casamento não significa que uma pessoa anule a sua personalidade em função da personalidade da outra. Ao contrário, significa que cada um dos cônjuges se preocupe com o outro como se preocupa consigo mesmo, aprendendo a antecipar a necessidade do outro, ajudando-o a alcançar o seu potencial.

5.32 A união do marido e da esposa, embora algumas vezes imperfeita, fornece o melhor retrato para descrever a união de Cristo com a sua igreja. O quadro que vivenciamos no casamento é uma analogia do relacionamento entre Cristo e os crentes. As palavras em Gênesis ganham um significado mais profundo ao contemplarmos Cristo e a sua igreja. A frase “grande é este mistério” retrata uma profunda verdade oculta. Quando Paulo contemplou o amor e a lealdade mútuos, a liderança afetuosa do marido e a submissão amorosa da esposa, as riquezas guardadas, a intimidade e a unidade, e o auto-sacrifício que devem caracterizar todo casamento, ele viu nestes um retrato de Cristo e sua igreja.

5.33 Este versículo retorna aos mandamentos sobre o casamento humano, resumindo as atitudes que devem ser mostradas por ambos, marido e esposa. Aqui Paulo se dirige primeiro aos maridos: cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo.

Esta é a essência do casamento cristão. Cada mulher, por sua vez, deve reverenciar o marido. Quantos casamentos não poderiam se tornar fortes e saudáveis se tanto o marido como a esposa cumprissem estas instruções simples, porém profundas?

Nenhum comentário: