Quinta - Ml 2.2 – LBJ – Bênçãos amaldiçoadas.

No nome do Senhor, o profeta passa a julgar o sacerdócio: E, agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós (1). “Como Deus outrora disse: Com a obediência, eu ordenarei minhas bênçãos sobre vós, assim agora o Senhor ordenaria [...] uma maldição”.
11 Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração minhas repreensões para dar honra ao meu nome, então eu enviarei a maldição contra vós (2). No entanto, como todas as mensagens proféticas de destruição, esta palavra é condicional:
“Se continuardes em vossa hipocrisia e indiferença cruel, enviarei minha maldição sobre vós”. Está nítido que Deus deseja o arrependimento para que a maldição seja suspensa.
12 Amaldiçoarei as vossas bênçãos, diz Deus. Estas bênçãos não são as sacerdotais que pronunciavam sobre o povo, mas os benefícios que desfrutavam como ministros do Templo (cf. Nm 18.8-19). Deus retirará estes benefícios. A parte final do versículo dá a entender que a maldição já se manifestara e começara a se instalar neles a partir do momento que passaram a menosprezar o nome do Senhor.


Extraído do livro comentário BEACON.

Nenhum comentário: