Quarta - Jd 14–LBM– A vinda de Jesus em glória.

1.14,15   A   partir   do   Antigo Testamento, pouco sabemos sobre  Enoque  (Gn  5.21- 24). Ele era da linhagem de Jesus Cristo (Lc 3.37). O livro apócrifo chamado Livro de Enoque o descreve como sendo o sétimo depois de Adão. Ele era o sétimo na ordem porque Adão foi contado como o “primeiro”, segundo a maneira judaica de contar as gerações.
Durante o período entre a escrita do Antigo e do Novo Testamento, Enoque tinha se tornado uma figura popular nos textos judaicos. Ele  era  considerado  um  símbolo do Messias, e acreditava-se que ele fosse um grande conhecedor dos céus  (veja Hb 11.5).
Judas estava citando uma profecia do livro de Enoque (1 Enoque 1.9), escrito no período intertestamentário (século II a.C.) e conhecido dos primeiros cristãos. Embora este livro não tenha se tornado parte do cânon das Escrituras, Judas considerou esta profecia correta e confiável e citou palavras que eram conhecidas dos seus leitores e confirmadas por outras Escrituras. Esta profecia justificava o argumento  de Judas sobre o julgamento fúturo. Enoque tinha profetizado que o Senhor iria retornar com grande glória, trazendo consigo milhares de seus santos. As Escrituras também descrevem Jesus  retornando à terra com muitos anjos (“santos”) - veja Dt 33.2;  Dn 7.10; Zc  14.5;  Mt  16.27; 24.30,31;25.31; Hb 12.22.
Judas continuou a citar a profecia de Enoque, dizendo que o Senhor iria retornar à terra e levar as pessoas do mundo ao julgamento, e condenar os ímpios por todas as iniquidades que tinham praticado na sua rebelião e por todos os insultos que os pecadores ímpios tinham  proferido contra Ele. O caráter, os atos e as palavras destes falsos professores  resultarão em uma declaração de culpa no dia em que o Senhor retornar.

Extraído do livro deste livro:👇



Nenhum comentário: