Sexta - Ef 5.25-28 – LBA - O relacionamento do casal é comparado ao de Cristo com a sua Igreja .

Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Extraído do livro comentário do novo testamento aplicação pessoal.

5.25, Paulo tinha também o que dizer aos maridos — que amassem suas mulheres.
Por que Paulo ordenou que as esposas se “submetessem” e que os maridos “amassem”?
Talvez as mulheres cristãs, recentemente libertadas em Cristo, achassem a submissão difícil; talvez os homens cristãos, acostumados ao hábito romano de dar poder ilimitado ao chefe da família, não estivessem acostumados a se sacrificar por amor e respeito às esposas.
Naturalmente, maridos e esposas deviam se submeter um ao outro (5.21) da mesma maneira que deviam amar um ao outro.
Dessa maneira, a “submissão” reafirma o novo pacto de igualdade, bem como a ratificação do casamento, no qual parceiros voluntária e alegremente se submetem, a fim de buscar o melhor um do outro.
Alguns cristãos pensavam que Paulo fosse contra o casamento, por causa do seu conselho em 1 Coríntios 7.32-38. Esses versículos em Efésios, entretanto, mostram uma visão mais ampla do casamento. Casamento, aqui, não é uma necessidade prática ou uma cura para a luxúria, mas um retrato do relacionamento entre Cristo e a sua igreja! Os maridos são convocados a amarem suas esposas como Cristo amou a igreja. O fato de que Cristo entregou-se pela igreja indica uma entrega à morte como um sacrifício substitutivo. Cristo sacrificou-se pela igreja por causa do seu amor por ela. Os maridos, então, devem estar prontos a fazer qualquer sacrifício necessário por suas esposas. O casamento é uma união sagrada, um símbolo vivo, um relacionamento precioso que necessita de carinho e cuidados que requerem o sacrifício pessoal. Como um homem deve amar a sua esposa? (1) Ele deve estar disposto a sacrificar tudo por ela. (2) Ele deve tornar o bem-estar da esposa algo de importância fundamental. (3) Ele deve cuidar da esposa da mesma forma que cuida do seu próprio corpo. Nenhuma esposa precisa temer submeter-se a um homem que a trate dessa maneira.

Paulo explicou, com maior profundidade, que Cristo se entregou pela igreja para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra de Deus. A morte de Cristo santifica e purifica a igreja. Ele limpa o seu povo dos antigos pecados e o reserva para seus serviços sagrados especiais. O batismo é um retrato da purificação que ocorreu por causa da morte sacrificial de Cristo. Através do batismo, somos preparados para entrar na igreja, exatamente como as noivas do antigo Oriente Próximo eram preparadas para o casamento através de um banho cerimonial. E a palavra de Deus que nos purifica (Jo 17.17; Tt3.5).



Retirado  deste livro 👇

Nenhum comentário: