SÁBADO – LBJ- BUSCANDO UM LUGAR PARA ESTAR A SÓS COM DEUS.

At 16.13. No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

Extraído do livro  Comentário do novo testamento aplicação pessoal.


16.13 inscrita nos arcos do lado de fora da Cidade de Filipos, havia uma proibição contra A entrada de alguma religião não reconhecida Pela cidade; esta pode ter sido a razão do Encontro para oração que se realizava fora da cidade, à beira do rio. Eram necessários dez judeus do sexo masculino em      um local Para que fosse fundada uma sinagoga. Parece que não havia sinagoga em filipos, o que forçou Paulo e seus companheiros a procurar os seguidores de Cristo em outros lugares. Eles julgaram haver pessoas reunidas para Oração à beira do rio (o rio Gangites ficava a aproximadamente 1,5 quilômetros a oeste da cidade), e ali encontraram e falaram às mulheres que se haviam reunido para orar. Era costume dos judeus se reunirem junto aos rios para oração em lugares onde não havia uma sinagoga local.

O primeiro contato evangelístico de Paulo na Macedônia se deu comum pequeno grupo de mulheres. O apóstolo nunca permitiu que as diferenças culturais ou de gênero o impedissem de pregar o evangelho. Ele o apresentou a estas mulheres e Lídia, uma comerciante influente, creu. Isto abriu o caminho para o ministério naquela região. Na igreja primitiva, Deus frequentemente trabalhava na vida das mulheres, e também por seu intermédio.

Nenhum comentário: