Quinta - Lc 16.19-21 –LBJ-O materialismo promove a indiferença.

Extraído do livro comentário novo testamento aplicação pessoal.

Finalmente, considerando a atitude dos fariseus a respeito do dinheiro (eles eram avarentos, 16.14), Jesus deu um exemplo que retrata vividamente o valor do dinheiro à luz do julgamento futuro. Este Lázaro não deve ser confundido com o Lázaro a quem Jesus ressuscitou dos mortos em João 11. Por acaso, é a única pessoa de todas as parábolas de Jesus que recebe um nome. O homem rico desta parábola tinha o estilo de vida que podiam ter os ricos que viviam no império romano.
Roupas esplêndidas, alimentos deliciosos de todos os tipos e dias passados regaladamente tinham aqueles que possuíam bastante dinheiro.
Em contraste, há um pobre mendigo cheio de chagas. A Roma antiga não tinha classe média - havia os muito ricos e os muito pobres. Frequentemente, os muito pobres eram reduzidos à mendicância para poder sobreviver, Este homem, Lázaro, estava doente, faminto e abandonado, de modo que jazia à porta do outro, e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico. Tudo o que ele queria eram as sobras, e o homem rico poderia facilmente ter compartilhado um pouco da sua extravagância enviando um servo com um prato de comida.
Mas o homem rico decidiu gastar o seu dinheiro consigo mesmo, recusando-se a dividir, provavelmente nem percebendo o homem pobre à sua porta. Sua riqueza não era pecado, mas o seu egoísmo sim. Enquanto ele podia ter tudo o que pudesse desejar, Lázaro jazia faminto, e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.

Nenhum comentário: