Intercessão

O vocábulo hebraico p a g a ’ ocorre 46 vezes no Antigo Testamento. Sua forma verbal significa “encontrar-se”, “pôr pressão sobre” e, finalmente, “pleitear”. Já sua forma causativa, com /e(“para”), significa “interceder diante de”. O texto a seguir é um exemplo de seu uso no Antigo Testamento.
         Pelo que lhe darei a parte de muitos, e, com os poderosos, repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu [fez intercessão] (Is 53.12, grifos do autor).
         No Novo Testamento, a palavra “intercessão” vem do termo grego entugchano, que significa “apelar a”, “pleitear”, “fazer intercessão”, “orar”. Duas bem familiares e preciosas passagens incluem este vocábulo:
         E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos (Rm 8.26,27). Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens (1 Tm 2.1).
         Neste nosso estudo sobre a oração compreenderemos que a “intercessão” representa “o ato de uma ou mais pessoas, humanas ou divinas, que fazem intercessão a Deus em favor de outrem”.
           
Retirado do livro: Teologia Bíblica da Oração. O Espirito nos ajuda a orar.

Robert L. Brandt e Zenas J. Bicket
Todos os direitos reservados. Copyright © 2007 para a língua portuguesa da Casa
Publicadora das Assembléias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina.
Título do original em inglês: The Spirit Help Us Pray
Logion Press, Springfield, Missouri
Primeira edição em inglês: 1993
Tradução: João Marques Bentes
Revisão: Gleyce Duque

Editoração: Flamir Ambrósio

Nenhum comentário: