Texto Áureo (Jo 14.6)

         Neste domingo estaremos estudando na E.B.D .a respeito  de Jesus  Cristo , o nosso senhor e salvador.  Os versículos aqui comentado são retirado do livro comentário bíblico  aplicação pessoal, aprovado pelo conselho de doutrinas das Assembleias de Deus.

(Jo 14.6)   "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, ?e a verdade, e a vida. Ninguém vem ?ao Pai senão por mim."

14.5,6 Está claro que os discípulos não sabiam o que Jesus queria dizer. Tomé expressou o óbvio, perguntando: “Nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?” Como nós, os discípulos pensaram em termos deste mundo – tempo e espaço. Então, o termo vais deve significar uma mudança física de um lugar para outro.
Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. A resposta de Jesus mostra que o destino não é um lugar físico, mas uma pessoa (o Pai), e que o caminho para este destino é outra pessoa (o Filho). Jesus é o Caminho para o Pai; Jesus é a Verdade (ou a realidade) de todas as promessas de Deus; e Jesus é a Vida, à medida que Ele une a sua vida divina com a nossa, tanto agora como eternamente. Jesus é o caminho que conduz à verdade e à vida.
         A reivindicação exclusiva de Jesus é inequívoca. Ela obriga cada ser humano a dar uma resposta incondicional. Jesus convida cada pessoa a aceitá-lo ou rejeitá-lo, deixando claro que a aceitação parcial significa rejeição. A sua autodescrição  invalida planos alternativos de salvação. Alguns diriam que um único caminho é algo restritivo demais. Mas esta atitude não leva em consideração o estado desesperador da condição humana. A existência de um caminho é uma evidência da graça e do amor de Deus. O estado de rebelião humana pode ser visto nisso:

Nós somos como pessoas que estão se afogando no mar, para as quais é jogada uma corda salva-vidas; mas alguns respondem insistindo que merecemos uma escolha de várias cordas, juntamente com a opção de nadar em busca de nossa própria segurança, se assim escolhermos.

Nenhum comentário: