Terça - 2 Co 3.17 – LBA. O Espírito Santo é Senhor

Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.

Neste domingo estaremos estudando na E.B.D  sobre A Identidade doEspírito Santo.  Os versículos aqui comentado são retirado do livro comentário bíblico  aplicação pessoal, aprovado pelo conselho de doutrinas das Assembleias de Deus.

A GLÓRIA DO NOVO CONCERTO / 3.7-18
Paulo lembrou as tábuas de pedra nas quais Deus tinha escrito o antigo concerto. Ele identificava a lei, embora mortal, como sendo, apesar disto, gloriosa, porque ela é a provisão de Deus e a prova da sua intervenção na vida do seu povo. Mas aquilo que está resumido em pedra nem de longe pode vir a ser tão glorioso como o que ainda está por vir. O Espírito cria uma nova vida em nós. Ele é o Espírito Santo que estava presente na criação do mundo como um dos agentes da origem da própria vida (Gn 1.2). Ele é o poder que está operando no novo nascimento de cada cristão e aquele que nos ajuda a viver uma vida cristã autêntica.

3.17,18 A seguir, Paulo apresentou outra razão pela qual o novo concerto é melhor do que o antigo: é um ministério de liberdade. A morte de Cristo na cruz trouxe liberdade para todo aquele que crê (1 Co 6.20). Ele nos liberta do pecado e da condenação que resultam dos esforços para obedecer à lei (Rm 8.1-4; G1 3.21-24). Ele nos liberta do medo da morte, que é a punição pelos nossos pecados (Rm 5.17,18). Jesus até mesmo nos liberta dos poderes do presente século mau (G1 1.4). Cristo liberta os crentes do mesmo véu mental que encobria muitos dos judeus a quem Paulo estava pregando (3.14).
Quando confiamos em Cristo pata nos salvar, Ele remove o peso do esforço de tentar agradá-lo. A sua luz dissipa a nossa ignorância, dando-nos uma compreensão clara do Evangelho.
         Confiando em Cristo, nós somos amados, aceitos, perdoados, e libertos para viver para Ele. Assim como Moisés removia o véu quando ia à presença do Senhor, todos os cristãos também podem estar na gloriosa presença de Deus com a cara descoberta.
         Diferentemente dos judeus, que tinham que confiar nos sacerdotes como mediadores entre eles e Deus, os cristãos, por intermédio da obra salvadora de Cristo na cruz, têm acesso direto ao Pai (Ef 2.18).
         Consequentemente, sob o novo concerto, todos os crentes podem refletir, como um espelho, a glória do Senhor. Em contraste, sob o antigo concerto, somente Moisés tinha acesso à presença do Senhor e, desta forma, podia refletir a sua glória. Mas agora todos os cristãos são como Moisés. Por isto, quando os cristãos, que têm acesso direto ao Pai por meio da obra de Cristo, olham para a glória de Deus, eles começam a refletir o seu santo caráter nas suas vidas, tornando-se cada vez mais parecidos com o Senhor. Como resultado deste encontro com Deus, eles são transformados para sempre. O Espírito Santo trabalha na vida dos crentes, passo a passo, ajudando-os para que se aproximem mais do modo de vida perfeito de Deus.

         Isto acontece pouco a pouco, à medida que o Espírito Santo mostra mais áreas da nossa vida que precisam ser submetidas à vontade de Deus; e nós, então, nos submetemos espontaneamente a Deus. O Espírito Santo trabalha por meio da pregação da Palavra de Deus, da leitura das Escrituras, da nossa vida de oração e da sábia orientação de outros crentes amadurecidos para nos conduzir no maravilhoso caminho da justiça de Deus.

Nenhum comentário: