O S VISITANTES QUE VIERAM DO ORIENTE / 2.1-12

Mateus não registra os detalhes do nascimento de Jesus, como fez Lucas no tão conhecido capítulo 2 do seu Evangelho. Entretanto, somente Mateus a registra a visita dos magos. Esses homens haviam viajado milhares de quilômetros para ver o rei dos judeus.
Quando finalmente o encontraram, eles reagiram com júbilo, adoração e presentes. Isso é tão diferente da abordagem que as pessoas adotam atualmente.
 Algumas esperam que Deus venha à nossa procura, para se explicar, provar quem Ele é e nos dar presentes. Mas os verdadeiramente sábios procuram e adoram a Jesus hoje por aquilo que Ele é, não pelo que possam conseguir.

2.1 Tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes. A pequena cidade de Belém ficava cerca de oito quilômetros ao sul de Jerusalém. Segundo a previsão do profeta Miquéias, o Messias nasceria naquela cidade (Mq 5.2). Para distinguir essa cidade de outras, com o mesmo nome, Mateus acrescentou da Judéia. A terra de Israel estava dividida em quatro distritos políticos e inúmeros territórios menores. A Judéia também chamada de Judá) estava no sul, Samaria no meio, Galiléia no norte, e Iduméia no sudeste. Jerusalém também estava na Judéia e era a sede do governo do rei Herodes. Embora muitos Herodes sejam mencionados na Bíblia, esse era Herodes, o Grande, que governou de 37 a.C. até 4 d.C.
Nesta época, chegaram a Jerusalém alguns sábios vindos das terras do oriente e pouco se sabe a respeito deles. Também chamados de magos, eles podem ter pertencido a uma casta sacerdotal da Pérsia, mas não eram reis. A tradição diz que eram homens de elevada posição na Pártia, perto do local da antiga Babilônia (o livro de Daniel faz referência aos sábiosda Babilônia; veja Dn 2.12,18; 4.6,18).
A opinião tradicional de que havia três sábios [ou magos] vem dos três presentes que foram dados a Jesus (2.11), mas a Bíblia não diz quantos sábios vieram.
2.2 Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo. Os magos disseram que haviam visto a estrela de Jesus.
No Antigo Testamento, através de um homem chamado Balaão, Deus havia se referido a “uma estrela” que procedeu de Jacó (Nm 24.17). Como esses homens sábios souberam que a estrela representava o Messias, aquel que era o recém-nascido rei dos judeus? (1) Eles podem ter sido judeus que permaneceram na Babilônia depois do Exílio e conheciam as profecias do Antigo Testamento sobre a vinda do Messias. (2) Eles podem ter sido astrólogos orientais que estudaram os manuscritos do Antigo Testamento.  Por causa do exílio, acontecido séculos antes na Babilônia, uma grande população de judeus ainda permanecia lá e eles podem ter tido cópias do Antigo Testamento. (3) Eles podem ter recebido uma mensagem especial de Deus, que os levou diretamente ao Messias.
Mateus estabelece um ponto significativo ao realçar a adoração desses homens sábios, em contraste com os líderes religiosos judeus que conheciam as Sagradas Escrituras e não precisavam viajar muito longe para encontrar o seu Messias. Esses líderes judeus orientaram os homens sábios até Belém, mas eles mesmos não foram (2.4-6).

2.3 Herodes, ouvindo isso, perturbouse.  As notícias dos magos perturbaram profundamente Herodes porque ele sabia que o povo judeu estava aguardando um Messias que estava para chegar (Lc 3.15). A maioria dos judeus esperava que o Messias fosse um grande libertador militar e político, como Judas Macabeu ou mesmo Alexandre, o Grande. Mas Herodes ficou obviamente perturbado por diversas razões:
• Herodes não era o herdeiro legítimo do trono de Davi; ele reinava por indicação de Roma. Muitos judeus odiavam Herodes por ser um usurpador. Se esta criança fosse realmente o legítimo herdeiro do trono, Herodes iria certamente enfrentar problemas com os judeus.
• Herodes era cruel e por causa dos seus inúmeros inimigos suspeitava que alguém pudesse tentar derrubá-lo do trono.
• Herodes não queria que os judeus, que eram um povo religioso, se reunissem em volta de um personagem religioso.
• Se esses sábios fossem de origem judaica, e se tivessem vindo da Pártia (a região mais poderosa depois de Roma), eles ficariam contentes em receber um rei que poderia desequilibrar o poder longe de Roma. O fato de toda a Jerusalém ter ficado preocupada, junto com o rei Herodes, indica que os líderes religiosos e os leigos também se preocupavam com a notícia do nascimento de uma criança da linhagem real judaica, da linhagem de Davi. Todos aqueles que conheciam a crueldade de Herodes temiam que as suas suspeitas tivessem sido despertadas.

2.4 Herodes precisava de alguns conselhos dos entendidos, portanto convocou uma reunião com todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo. A maioria dos príncipes dos sacerdotes era formada por saduceus, enquanto os escribas [também chamados “mestres da lei”] eram principalmente fariseus.  Esses dois grupos não se entendiam bem por causa das grandes diferenças existentes no seu credo a respeito da lei. Os saduceus acreditavam que somente o Pentateuco (os primeiros cinco livros do Antigo Testamento) representava a palavra de Deus; os fariseus e os mestres da lei eram os intérpretes profissionais da lei, os especialistas legais da época de Jesus. Entre esses homens Herodes esperava encontrar alguém que pudesse explicar onde havia de nascer o Cristo.

2.5,6  Sete séculos antes o profeta Miquéias havia dado a exata localização do nascimento do Messias (Mq 5.2), e Mateus citou várias vezes os profetas do Antigo Testamento para mostrar que Jesus cumpria perfeitamente as profecias a respeito do Messias. Os líderes religiosos judeus entendiam que o Messias iria nascer em Belém da Judéia e esse era um fato muito conhecido de todos os judeus (Jo 7.41,42). Ironicamente, quando Jesus nasceu, esses mesmos líderes religiosos se tornaram o Seu maior inimigo. Quando o Messias, por quem tinham estado esperando finalmente chegou, eles não quiseram reconhecê-lo.

2.7 Herodes chamou novamente os magos para que respondessem a sua pergunta (2.2).  Entretanto, ele também precisava saber a idade desse “rei”. Herodes deduziu que se soubesse exatamente acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera ele saberia a idade da criança.
Como a estrela havia aparecido dois anos antes, Herodes logo mandou matar todos os meninos que tivessem dois anos ou menos (veja 2.16).

2.8 Herodes enviou os magos a Belém dizendo: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. Herodes não podia deixar que o boato sobre um futuro rei ficasse sem a devida verificação. Mas ele não queria adorar a Jesus, queria matá-lo.

2.9 Tendo sido informado de que a criança iria nascer em Belém, os magos partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles enquanto estavam a caminho de Belém. Depois, a estrela se deteve sobre o lugar onde estava o menino.  Mateus não conta como era essa estrela, como se movia, ou como os magos encontraram a criança desde o momento em que a estrela começou a se mover até o momento em que ela parou. Mas Mateus deixou claro que Deus havia mandado propositadamente essa estrela para guiar esses homens até o seu Filho.

2.10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande júbilo. O movimento da estrela tinha sido visível a esses homens que estudavam o céu e observavam as estrelas. Eles haviam acompanhado essa estrela por milhares de quilômetros e não tinham encontrado a criança num palácio em Jerusalém como haviam esperado. Portanto, embora cansados, continuaram seu caminho, seguindo novamente o movimento da estrela.
Não é de admirar que, ao ver a estrela parar, eles se alegraram muito, com grande júbilo.

2.11 Jesus tinha provavelmente um ou dois anos de idade quando os magos o encontraram.
Nessa época, Maria e José estavam vivendo numa casa. Os magos deram presentes preciosos que eram dignos de um futuro rei.
Ouro era o presente para um rei (SI 72.15); incenso, uma resina perfumada e brilhante obtida da casca de certas árvores, era o presente para uma divindade (Is 60.6); e a mirra, uma valiosa e perfumada especiaria que também vinha das árvores, era usada para embalsamar, portanto era um presente para uma pessoa que ia morrer (Mc 15.23; Jo 19.39). Esses presentes teriam certamente oferecido os recursos financeiros para a viagem de ida e volta de José e Maria até o Egito (2.13-23).
Esses magos, astrólogos do oriente, prostraram-se e adoraram o jovem rei dos judeus, indicando o cumprimento de mais uma profecia (SI 72.10-19).


2.12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho. Se voltassem através de Jerusalém seria impossível evitar Herodes, portanto os magos partiram de Belém tomando outra direção. Nessa história, Deus revela todo cuidado por seu Filho porque o mundo hostil já estava tentando tirar a vida da pequena criança. A intervenção divina representa um tema importante no Evangelho de Mateus. Ele mostra como Deus cuidou da vida de Jesus a fim de realizar seu plano divino.

Fonte=  Cometário Bíblico de Aplicação Pessoal da CPAD.

Nenhum comentário: