REGENERADOS

 • REGENERAÇÃO (PARA A ALMA): (Tt.3:5);
NO NOVO TESTAMENTO: - Novo nascimento, renovação, regeneração, produção de uma nova vida consagrada a Deus, mudança radical da mente para melhor, como o sinal e gloriosa mudança de todas as coisas (no céu e na terra) para melhor, aquela restauração da condição primitiva e perfeita das coisas que existiam antes da queda.
Alma morta em transgressões e ofensas é adotada por Deus; (chamada e eleição) Deus é Pai; Cristo é irmão mais velho; pecado é teimosia; expiação é reconciliar, mortificando a velha natureza, refletindo Cristo.

a) NATUREZA: (ato divino de conceder ao homem, crer numa vida nova, de elevada união pessoal com Jesus).
Descrições no Novo Testamento:
• Nascimento (ato da graça criadora - Jo.5:1; Jo.3:8);
• Purificação (Alma lavada das imundícies em novidade de vida; experiência simbólica expressa no ato de batismo - Tito 3:5; At.22:16);
• Vivificação (essência da regeneração é a nova vida pelo Pai, mediante Jesus, pela operação do Espírito Santo, transformando nosso caráter, desejos e propósitos;

b) NECESSIDADE:
Causas:
• Fome espiritual (estar farto de ritualismos);
• Falta de convicção profunda (necessidade de ser purificado e transformado);
Há necessidade de a carne ser transformada somente pelo Espírito Santo para ser capaz de viver no Reino Espiritual, em mudança completa e natureza e caráter.

c) MEIOS:
• Trindade Divina (Pai gera, Cristo vivifica por sua morte e envia o Espírito Santo que vivifica.)
• Preparação humana: (toma parte, agradecendo com arrependimento e fé).

d) EFEITOS:
3 Pontos:
• Posicionais (adoção)-torna-se filho e beneficiário dos privilégios-Gl.4:1-7;
Espirituais - união com Deus (mediante o Espírito Santo, resulta em novo caráter; crente deve manter contato com Deus, preservando e nutrindo sua vida espiritual. (2Pe.1:4 e Rm.6:4).
Práticos - pessoa nascida odiará o pecado-1Jo.3:9 e 5:8; em obras de justiça, amor fraternal e vitória que vence o mundo.


OBSERVAÇÃO:  ESTAMOS SUJEITOS A FALHAR: (Não podemos nos habituar com o pecado, mas se pecarmos, não voluntariamente de forma premeditada, temos o bom advogado (1Jo.2:1 e 3:9) Temos que vigiar e orar.

Nenhum comentário: