Procrastinação como evitar esse mal

“Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...” [Eclesiastes 9.10].


         Vivemos dias bastante estressantes e, muitas vezes, corremos tanto não temos tempo de resolver tudo o que colocamos em pauta. Na maioria das vezes, terminamos o dia dizendo que gostaríamos que ele tivesse mais de 24 horas, pois assim renderíamos mais, faríamos mais trabalhos e teríamos mais tempo para a família.

         Outros, ao contrário , planejam, planejam e ficam dando voltas ao redor do que  planejaram.  Em vez de gerenciarem o tempo com sobriedade E determinação vão protelando as tarefas e dizem para si mesmos:  “ Hoje não vai dar tempo... deixarei para amanhã; afinal, ainda dá tempo, Deixarei para amanhã A final ainda dá tempo, estão faltando muitos dias...”  e assim vão adiando os compromissos e as prioridades.

         Pessoas que agem dessa maneira prejudicam a si mesmo e aos outros. Vivem sempre muito ocupadas, Fazem pouco e não tem prioridade nas ações.  Sabem qual é o resultado de tudo isto.?  Descontentamento, irritação e distanciamento do cônjuge,  da família e dos amigos.


         há remédio para procrastinação?  Claro que há. O caminho é a disciplina; é necessário admitir que existe o problema para, então, esforçar-se para corrigir aquilo quê impede que cumpramos nossas obrigações e tarefas. Existem pessoas que nunca chegam aos compromissos na hora porque acham que podem tomar banho, arrumar-se,  fazer tudo o que é necessário em tempo recorde, ainda pegar um carro e chegar na hora.  são aqueles que sempre pegam haviam fechando a porta, por serem procrastinadores, ou seja, pessoas que têm o costume de deixar aquilo que deve ser feito agora para mais adiante, e ainda depois, querem buscar o um  “jeitinho brasileiro” para contornar.

         Toda procrastinação é um atraso, mais nem todo o atraso é uma procrastinação. Esta ocorre quando deixamos para depois aquilo que poderíamos efetivamente fazer hoje.

         Então vejamos o que deve ser feito a fim de efetivar esse mal quê tem prejudicado tantas pessoas:

·        Seja disciplinado na realização de tarefas e no atendimento das prioridades (Provérbio 23.12 Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento. e 6.23 Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,).
·        Não colocar  a culpa nos outros, aprender a se comprometer apenas com aquilo que pode cumprir ( Romanos 14.12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.).
·        Definir o micro e macro, o que tem maior e menor importância(Lucas  10.38-42 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.  Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é  necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
);
·        Organizar-se, se possível, no dia anterior, fazendo sua programação do próximo dia; Sem esquecer, é claro, do tempo separado ao Senhor
( Lucas 12.13-21 E Tiago  4.13-15);
·        Identificar o porquê da procrastinação: a tarefa não tem valor? É a sua personalidade ? são suas expectativas? Ou é o medo de falhar? (Pv 23.7)   Ao identificar onde está o cerne da procrastinação, orar a Deus para que ele ajude a corrigir-se (Fl 4.13  Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.)

         Agora prepare-se  para agir , para fazer aquilo que você tem procrastinado, talvez a leitura de um livro, um trabalho acadêmico, a leitura da bíblia, entre outros.  Identifique onde está a raiz do problema comece a combater a procrastinação, e, com a ajuda de Deus você logo vencerá essa fraqueza. E poderá até ensinar a outros quê procrastinação, como uma falha da personalidade, pode gerar conflitos, ansiedades e desilusão.  Mas que, Em cristo Jesus, Em todas as coisas somos mais que vencedores!!
                    Deus lhe abençoe.

Judite Alves
Psicóloga terapeuta familiar Esposa do pastor  presidente da IEADPE, Coordenadora geral dos  círculos de oração da IEADPE  E coordenadora geral do projeto Samuel.


Nenhum comentário: