Aconselhamento

                Por: Luciene Brito
         Apresentadora do Programa Fé para Viver (Rede Brasil)

         Há muitos anos estou vivendo só, meu marido foi embora de casa morar com outra mulher. Vivo uma vida solitária; mesmo quando estávamos juntos me sentia sozinha, pois, ele dormia muitas noites fora de casa. Estou decidida a me divorciar, estou presa a ele só pela certidão de casamento. Tenho 49 anos, não tive filhos. Sou evangélica há quase 15 anos. Acha que estou certa em pedir o divórcio?

          Prezada senhora, é um prazer responder à sua carta. Vou fazer o que estiver ao meu alcance para ajudá-la. Sua história é muito triste, e muitas pessoas que passam por isso entram em depressão. Não é fácil para ninguém se sentir desprezada. O desprezo é a arma mais cruel que alguém pode usar para torturar seu próximo. A pessoa desprezada passa a se sentir insignificante. O agravante nessa situação é que a pessoa desprezada muitas vezes havia feito o possível para agradar a pessoa eleita como a mais importante da sua vida.
          Você tem demonstrado ser uma mulher forte, pois vem suportando por muitos anos a solidão; e isto já acontecia mesmo antes de seu marido trocá-la por outra. Você não diz quanto tempo faz que seu marido a abandonou, mas diz que faz muito tempo. Sua solidão tem sido maior por você não ter tido filhos. Diz se sentir muito só, e não é para menos. Como qualquer ser humano, você sente desejo de ser feliz. Conheço algumas mulheres que se sentem melhor ao se verem livres de uma relação conturbada.
         Depois de tantos anos, você diz que está pensando em se divorciar. Talvez durante todos esses anos, esteve alimentando a ilusão de que ele pudesse voltar. Então você continuaria sua solidão a dois. Pelo que a Bíblia, diz você tem direito de se divorciar, pois seu marido é um adúltero. Mas não compete a mim dizer que o faça; esta é uma decisão exclusivamente sua. Mas é como você disse: "Estou presa a ele só pela certidão de casamento". Você está em uma idade em que ainda pode desfrutar sua vida. Não sei como é sua situação financeira, se você trabalha, como sobrevive. Deve ter alguma renda, pois não sobreviveria tantos anos sozinha sem isso. Sempre há condições de fazer algo novo e sair dessa tristeza profunda. Ninguém merece que nos enclausuremos enquanto esse alguém desfruta a vida sem se importar com nossa dor.
         Levante a cabeça; alegre-se. Jesus lhe ama e não desiste de você. Não olhe mais para o que passou. As vezes, parece que as tormentas nos vão destruir, mas Deus as transforma em agentes de amadurecimento para nós. As tormentas passam e o sol volta a aparecer brilhante, emitindo o calor que faz tudo voltar a florescer. Deus não desiste de você. Os planos que ele tem para sua vida não podem ser frustrados. Ele está trabalhando e fazendo de você um vaso novo, conforme Sua soberana e perfeita vontade. Coloque-se à disposição do Senhor sem nenhuma reserva. O processo pelo você qual tem passado talvez a tenha feito muitas vezes pensar em desistir de tudo. Talvez seus próprios amigos já tenham dado sinais de desânimo em relação à sua vitória. Talvez seus sentimentos e circunstâncias conspirem contra você. Mas lembre-se: Deus não desiste de você!
         Você precisa desenvolver a autoestima. Você é um projeto de Deus e não deve rejeitar esse projeto, pois, quando o rejeita, está rejeitando o projetista. Quando não nos aceitamos, acusamos a Deus de ter errado o projeto. O salmista diz no Salmo 139: "Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado, maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os seus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas quando nem ainda uma delas havia". Quando leio este salmo, lamento por haver tantas pessoas que ainda têm a autoestima acachapada. Elas se olham com desprezo e se sentem inferiores às demais. Não somos o que pensamos de nós mesmos, tampouco o que os demais pensam de nós. Somos o que Deus diz que somos. Temos valor para Deus. Fomos criados à Sa imagem e semelhança. Quando nos sentimos sem valor, estamos menosprezando o Criador. A Bíblia diz que somos filhos de Deus. Somos herança de Deus, a menina dos Seus olhos e a delícia de Deus em quem ele tem todo o Seu prazer. Pense em tudo isso, siga de cabeça erguida e diga para o Senhor: "Cumpra em mim o projeto de vida que tens arquitetado para mim”.


Fonte:
Extraído do http://adnews.jor.br

Nenhum comentário: