(SUBSÍDIO TEOLÓGICO) A PROVISÃO DE DEUS NO MONTE DO SACRIFÍCIO

0 GRANDE DESAFIO DA FÉ
Abraão É Submetido a uma Prova humanamente Impossível
No caminho da fé trilhado por Abraão, havia uma estreita comunhão com Deus. Ele cria piamente em tudo quanto Deus lhe dizia e prometia. Não duvidava nunca da fidelidade de Deus, por isso, a obediência era um elemento que entrelaçado com a fé se constitui num exemplo para a vida cristã (Rm 1.5; At 5.32). A prova era difícil porque o que Deus lhe pedia não fazia parte das ações divinas, uma vez que Deus jamais requeria sacrifício humano para agradá-lo. Todavia, era uma prova para ver se Abraão estaria disposto a obedecer.
Abraão é chamado “pai da fé” no Antigo Testamento porque foi um dos exemplos maiores de fé na história bíblica. Mesmo tendo falhado algumas vezes em decisões precipitadas ao longo do caminho proposto pelo Senhor, Deus conhecia o seu coração. Humanamente, a prova parecia um paradoxo com a imagem de um Deus amoroso, justo e que jamais aceitaria um sacrifício humano para agradá-lo. Parece um contrassenso, mas Deus pediu a Abraão algo humanamente impossível, uma vez que a prática de sacrifícios humanos era realizada nas religiões pagãs. Mas o desafio foi feito, e Abraão teria que provar sua lealdade agora. Em outras ocasiões, Abraão falhou como homem e chegou a desobedecer a Deus, mas não seria pelos deslizes passados que Deus o julgaria nem pelos deslizes momentâneos, senão já teria desistido dele.
Entretanto, Deus via em Abraão qualidades maiores que suas fraquezas. Ele precisava ser provado nos seus altos e baixos da vida para aprender a depender de Deus. Abraão desenvolveu uma intimidade com Deus que o tornou modelo de ação e reação diante dos desafios invisíveis e imprevisíveis em sua vida. No capítulo 21 de Génesis, Abraão já havia experimentado alguns momentos de frustração e amargura que o fizeram avaliar melhor suas decisões para com Deus.
Deus o Prova no Limite da Capacidade que Abraão Tinha para Suportar
A Bíblia nos mostra na história de vários homens e mulheres que Deus conhece a cada um de nós individualmente. Abraão experimentou uma das provas mais fortes de toda a sua vida. Essa prova se constituiu numa crise sem precedentes porque requeria atitudes contra as suas dúvidas, sua história de vida, a reação de Sara, sua mulher, ante o pedido de Deus, o medo de se sentir enganado por acreditar na voz invisível de Deus. Indiscutivelmente, Abraão foi levado a sentir o coração em ritmo mais forte do que tenha experimentado em outras situações. Talvez uma das crises maiores foi a de imaginar que Deus não estava agindo consigo de modo racional. Por que fazer um pedido humanamente impossível? Até onde e como suportaria enfrentar essa prova? Todas as reações eram entendidas por Deus e Ele não o julgaria mal por algumas atitudes zangadas. Abraão foi levado ao limite de sua capacidade de entender aquela situação, mas preferiu crer no poder onipotente de Deus, que seria capaz de não decepcioná-lo. Pelo contrário, Abraão sabia que, mesmo não entendendo Deus naquela situação, deveria obedecer-lhe.
Há uma palavra do apóstolo Paulo aos coríntios que revela como Deus nos trata nessas situações com as quais não sabemos como lidar: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Co 10.13). Abraão chegou ao máximo da sua capacidade emocional e intelectual para aceitar o desafio que Deus lhe fizera. Humanamente, o pedido de Deus pareceu-lhe ilógico, impróprio, irracional e impossível de ser aceito. Deus havia lhe pedido em holocausto o seu filho, “o filho da promessa”, o único de Sara. Parecia que Deus estivesse pedindo devolução de algo que lhe dera. De fato, era uma prova que levou Abraão ao limite de sua resistência para que aprendesse a confiar no inexaurível poder de sustentação de Deus. Quantas vezes dizemos para Deus em nossas provas: “Não posso mais”, “Não aguento mais” ou “Vou desistir”. Então Deus entra em ação e suaviza o nosso sacrifício. Ele não deixa que nossas resistências estourem sem que saibamos que Ele nos prova para que o conheçamos melhor.
0 AUGE DA PROVA
Três Elementos da Prova: Amor, Obediência e Fé
Para entendermos as prioridades que devem nortear a nossa vida, devemos, de fato, saber o que é importante na nossa vida pessoal. O que consideramos prioridade máxima em nossa vida? Era o que Deus queria saber de Abraão, se ele o amava mais que a qualquer outra coisa. Ele o amava mais que ao filho Isaque? Deus não estava querendo exigir de Abraão além do suportável. Deus queria, de fato, que Abraão não se esquecesse de que ele fazia parte de um projeto divino e que seria assistido o tempo todo. Para que Abraão entendesse bem essa relação com Deus, precisaria passar pela prova desses três elementos importantes: amor, obediência e fé. Esses três elementos continham a essência da prova.
O primeiro elemento era o seu amor para com Deus. Deus queria provar se havia ainda alguma coisa mais forte no coração de Abraão, algum sentimento que fosse capaz de superar o amor a Deus. Ora, Abraão amava o filho Isaque como se não houvesse nada mais forte, mas Deus queria que Abraão o amasse pelo fato de que todas as bênçãos sobre sua vida advinham dEle. Ao pedir Isaque em sacrifício, Deus o estava provando no máximo de seus sentimentos.
O segundo elemento era a obediência, e a Bíblia diz que, depois que Deus pediu-lhe o filho em sacrifício, Abraão “levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera” (Gn 22.3). Ele passou nessa prova, porque não discutiu com Deus seu pedido, mas dispôs-se a obedecer-lhe sem reservas.

O terceiro elemento dessa prova era a fé. Se antes, em algumas circunstâncias, Abraão chegou a vacilar na sua fé, agora, amadurecido pela sua experiência com Deus, foi suficiente para passar não teste divino. Abraão entendeu pela fé que Deus sabia mais do que ele e seria capaz de operar um milagre. O autor da Carta aos Hebreus definiu a fé como “o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem” (Hb 11.1). Ora, sabem que a fé é um elemento ativo da vida emocional e espiritual que ajuda a vida psicológica do ser humano, ou então a sua negação, que produz rudez e incredulidade. A fé é um elemento de nossa natureza moral e espiritual que se expressa de acordo com o direcionamento que damos a ela, a Deus ou ao Diabo, às paixões da carne ou ao Espírito Santo. Abraão aprendeu a conhecer a Deus e manter comunhão com Ele. Na experiência específica de Abraão, os três elementos vitais da sua relação com Deus seriam indispensáveis para que Abraão aprendesse a reconhecer que Deus queria o melhor de sua vida para que o projeto inicial pudesse ser concretizado.
0 Clímax da Prova
Qual é a prova máxima de nossa fé hoje? Nessa história, a prova máxima para Abraão foi a decisão de confrontar o desafio de Deus e colocá-lo acima dos nossos interesses pessoais. Abraão teve que superar os seus próprios limites e acreditar que o plano de Deus é sempre melhor que o nosso. A obediência ao plano divino requeria sua prontidão para obter a bênção maior. Abraão não discutiu o plano com Deus nem contra-argumentou, nem questionou com Deus. Ele apenas creu e obedeceu.
Abraão tomou a decisão e partiu para a viagem a um dos montes de Moriá a fim de cumprir o pedido de Deus. Depois de três dias de viagem, Abraão, Isaque e os moços que estavam com eles chegaram ao monte Moriá. Os dois moços que o acompanhavam ficaram ao pé do monte, e Abraão e o filho Isaque tomaram a lenha e o cutelo e subiram ao monte do sacrifício (Gn 22.4-6). No caminho da subida, o pai e o filho conversam. Isaque não sabia como seria feito esse sacrifício, uma vez que eles não tinham consigo um animal (um cordeiro) para o holocausto. O filho pergunta ao pai: “[...] onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gn 22.7). O velho Abraão, de forma incisiva e confiante no Deus da Provisão, apenas lhe diz: “Deus proverá para si o cordeiro” (Gn 22.8). A confiança de Abraão de que Deus faria alguma coisa que ele mesmo não poderia imaginar deu-lhe forças para continuar a subida até o alto do monte. E natural que tenhamos dificuldades para entender as coisas espirituais, mas o Senhor conhece a nossa estrutura e sabe “que somos pó” (SI 103.14). Mas Ele nos fortalece interiormente para que não duvidemos de seu caráter.
0 Momento Decisivo da Prova
A crise maior vivida por Abraão era aquele momento crucial de falar ao filho que ele era o sacrifício que Deus havia pedido e que precisava ser realizado. A história não diz o que aconteceu naquele momento. Entretanto, podemos deduzir que Isaque confiava no caráter do seu pai, Abraão, e sabia que o seu Deus faria alguma coisa que impedisse aquele sacrifício. Havia uma predisposição para obedecer a Deus que o guiara até aquele momento de sua vida. Sua mulher ainda não sabia do que Abraão faria naquele monte do sacrifício nem imaginava que a vítima do sacrifício seria seu filho Isaque. Certamente Abraão entrou numa crise do ser e do fazer. A sua fé exemplar parecia agora perder a sua singularidade e tudo parecia entrar em colapso. Abraão sempre esteve pronto a responder a Deus: “Eis-me aqui”, mas agora tinha vontade de dizer: “Não, Senhor”. Mas aquietou-se e arriscou-se a fazer o que Deus lhe havia pedido.
O caminho da obediência é sempre mais difícil, mas não impossível, porque Deus age no momento certo. Tanto o pai quanto o filho chegaram ao ponto máximo de sua capacidade de fé e emoção para submeter-se a essa prova. Mas Abraão sabia que Deus não é homem para minta (Nm 23.19); por isso, ele arriscou no futuro e vislumbrou em sua mente a certeza de que aquele que tira a vida também a dá (1 Sm 2.6).
Abraão convenceu seu filho a aceitar o desafio e, como fazia com o cordeiro para o sacrifício, o amarrou e o colocou sobre a lenha em cima do altar de pedras que levantou. Preparou-se para o momento mais crucial de sua vida, já tendo Isaque amarrado como um cordeiro sobre o altar, e levantou o cutelo para imolá-lo. Nesse momento, o anjo do Senhor, que via tudo quanto Abraão havia feito até aquele instante, bradou forte e declarou: “Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único” (Gn 22.11,12). Bem perto deles, o anjo trouxe um cordeiro, e Abraão e Isaque passaram no teste de Deus e fortaleceram ainda mais a sua fé. Sem dúvida, Abraão chegou ao ápice de sua capacidade de fé e emoção. A Bíblia declara que “Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele” (1 Co 1.27-29).
0 Monte Moriá, um Tipo do Monte Calvário
Três elementos dessa história de Abraão se constituem tipos da história da nossa salvação: o monte, o cordeiro substituto e o altar. O texto de Génesis diz que Abraão viu ao longe o lugar do sacrifício e, por três dias, caminhou até aquele monte. Tal fato lembra-nos que Deus, o Pai celestial, permitiu que seu Filho unigénito fosse sacrificado como o Cordeiro substituto em lugar do mundo pecador e, por três dias, permanecesse sepultado no seio da terra, para depois ser ressuscitado ao terceiro dia.
A intervenção divina no monte Moriá (Gn 22.11,12) lembra o momento exato quando Abraão ia imolar seu filho. Deus interveio e proveu um cordeiro substituto para o sacrifício. Um dia, no monte Caveira, denominado Calvário, o sacrifício não foi substituído, e Jesus foi sacrificado pelos nossos pecados. Na verdade, Abraão viu, pela revelação da fé, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus declarou: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia” (Jo 8.56). Que dia era esse? O dia em que Jesus se entregou como sacrifício vivo, como Cordeiro de Deus (Ef 1.7; Cl 1.14). O monte foi o Calvário; o altar foi a cruz de madeira; e o cordeiro foi Jesus, o Filho unigénito de Deus. Abraão tipifica Deus, o Pai, que ofereceu o filho amado em resgate dos pecadores. João lembra as palavras de Jesus em vida terrena quando disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê náo pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). O apóstolo Paulo reforça essa verdade quando escreveu aos romanos: Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). A crise maior dos pecadores era o pecado, mas Jesus tomou o lugar dos pecadores e deu a sua vida por eles, desfazendo toda a crise de condenação do pecado. Diz ainda Paulo aos romanos: “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).
CONCLUSÃO
Aprendemos com Abraão que Deus provê todas as nossas necessidades, em qualquer lugar em que estejamos, desde que haja em nós a disposição de reconhecer sua soberania e suprema vontade. Aprendemos com Abraão que é perfeitamente possível viver uma vida em consonância com as exigências divinas.

A sublimidade da fé manifesta-se na obediência.  

Fonte livro de apoio da CPAD, O Deus de toda a provisão.
Elienai Cabral.