A Sobrevivência em Tempos de Crise

Estamos vivendo tempos de crise! A Palavra de Deus relata várias vezes que esses tempos não seriam uma novidade para a Igreja de Cristo: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (2 Tm 3.1). Seriam tempos marcados pela avareza dos homens, presunção, soberba, blasfêmia, ingratidão, profanação, desobediência aos pais, calúnia, traição, obstinação. Um tempo onde o ser humano olhará mais para si mesmo do que para o outro. Entretanto,nas palavras de Jesus, que é espírito e vida, há uma exortação para nós: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).
Em Cristo, somos convidados a ter paz em meio à “guerra” e às demais lutas enfrentadas em nosso dia a dia. Por quê? Ora, as Escrituras Sagradas nos apresentam um Deus onisciente, isto é, que sabe de todas as coisas, que não é pego de surpresa e que em tudo conhece a nossa fragilidade e limitação.
As Escrituras também nos mostram um Deus pessoal, que apesar de ser onipotente, transcendente, soberano e todo-poderoso, se aproxima do seu povo, pois “eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir” (Is 59.1).
A lição do presente trimestre traz uma proposta para o povo de Deus refletir a respeito de um Deus que provê. Aqui, há uma excelente oportunidade de nos reencontrarmos com um tema sempre presente ao longo da teologia prática da igreja pentecostal. Nossa mensagem sempre proclamou a intervenção de Deus na história. A proclamação pentecostal sempre afirmou que a obra redentora de Jesus Cristo na Cruz do Calvário, provê cura para o corpo humano
em resposta à oração da fé. Nesse aspecto, por intermédio de Jesus Cristo, e mediante a oração da fé, Deus pode suprir as nossas necessidades temporais. Aqui, não se trata de confissão positiva ou de um processo apelativo da Teologia da Prosperidade, mas do exercício genuíno de fé em que se formos a Deus com sinceridade, Ele é poderoso para intervir na situação humana, a mais trágica de que se pode imaginar.
As grandes distorções e devaneios de alguns movimentos supostamente pentecostais, não podem tirar de nossa mente e coração a esperança de que o nosso Deus responde a oração mediante a fé e por intermédio do nome de Jesus Cristo.

Portanto, desejamos um trimestre de bênçãos!