SEJA COMO JÓ

Manterei minha retidão, e nunca a deixarei; enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá”. (Jó 27.6)
Geralmente, as pessoas destacam do livro de Jó apenas os capítulo 1, 2, 38 e 42. Se, por um lado, ouvimos e lemos coisas lindas nesses capítulos, por outro lado, deixamos de ver coisas maravilhosas nos outros 38 capítulos do livro.
Sabemos que tanto Deus, quanto o diabo, o próprio Jó e o autor do livro sabiam que Jó era um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se desviava do mal (Jó 1.1, 8, 9; 9.20). Apesar dessas qualidades, isso não foi um empecilho para que Jó perdesse seus bens, seus filhos e sua saúde. No decorrer do livro vemos que tanto Jó como seus amigos entendem que o mundo é movido apenas pela lei da semeadura, ou seja, que tudo o que o homem planta ele colhe. Por isso, se Jó estava passando por tal situação, deve-se ao fato de ter feito algo para merecer. O problema de pensarmos assim é que limitamos o agir de Deus em nós e no mundo.
Uma das várias lições que podemos tirar do relato de Jó é que muitas vezes passamos por certas situações por termos plantado algo para merecermos tais coisas. E isso não é uma verdade. Se pensarmos na salvação, o que fizemos para merecê-la? Nada. A salvação é um dom gratuito de Deus, ou seja, é um presente, e não fizemos nada para recebê-lo (Efésios 2.8). Esse é apenas um dos vários exemplos que poderia ser usado para demonstrar que nem tudo que colhemos plantamos.
Voltando ao caso de Jó, a lição que quero abordar é que o propósito de Deus para Jó era elevar seu relacionamento. Aquele grau de relacionamento que Jó vivia estava perfeito (Mateus 5.48), mas era necessário passar de fase. E Jó só percebe esse propósito de Deus no versículo 5 do capítulo 42, quando diz que antes conhecia Deus de ouvir falar, mas que, a partir daquele momento, seus olhos viram a Deus.
Talvez isso seja uma realidade em sua vida. Talvez você esteja passando por certa situação e, quando analisa o motivo pelo qual está vivendo essa circunstância, não vê uma causa. Talvez o propósito de Deus nesse âmbito é transformar alguma área da sua vida ou, até mesmo, sua motivação em servi-Lo (Romanos 12.2).
Minha oração é para que, apesar das circunstâncias, você se mantenha como Jó ou ainda como o apóstolo Paulo sugere em Romanos 12.1. Não se deixe esmorecer pelo quadro em que você tem vivido. Permaneça firme na fé (1Coríntios 16.13). E lembre-se: somente depois que Jó orou por seus amigos é que o Senhor mudou sua situação (Jó 42.10). Certamente, essa mudança não foi imediata, mas paulatina. Que você tenha a paciência de Jó para esperar pacientemente no Senhor, pois, certamente, Ele ouve suas orações (Salmos 40.1).
:: RICARDO SENA IMBRIANI

Fonte :
Esta postagem é uma reprodução fiel ,  a fonte atual se encontra no link abaixo.

http://www.lagoinha.com/ibl-vida-crista/seja-como-jo/