O Conhecimento do Professor da ED

Do Senhor Jesus está escrito: "Porque Ele bem sabia o que havia de fazer" (Jo 6.6).

O conhecimento, em geral, do professor
RESUMO:
1. O conhecimento de Deus. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como alva, será a sua saía; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”. (Os 6.3)
Conhecimento de Deus pela Bíblia, e conhecimento pela comunhão crescente com Ele. Cf. Jo 14.21,23.
2. Conhecimento da Bíblia - a matéria que o professor ensina.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.l5b)
3. Conhecimento do campo de trabalho do professor, igreja - a Escola Dominical.
4. Conhecimento introspectivo do aluno; psicologia educacional.
As leis da aprendizagem; como o aluno aprende Psicopedagogia.
5. Conhecimento de métodos e técnicas de ensino - didática.
6. Conhecimento do vernáculo – nossa língua materna, e a comunicação através dela.
Como comunica:
Vocabulário:
A frequência das palavras e seu encadeamento.
Tom de voz, e, modulação e inflexão da voz.
A voz conduzindo as palavras, apenas com como sons articulados é áspera e antipática, e atinge somente o ouvido, mas desce ao coração; aos sentimentos.
7. Conhecimento de si mesmo; isto e, o professor conhecer também a si mesmo.
Conhecer sua personalidade; inclusive seu temperamento.
Conhecer suas limitações.
Conhecer sua necessidade de atualizar-se.
Conhecer sua expressividade.
O Multifacetado Trabalho do Professor da Escola Dominical
É multifacetado e volumoso o trabalho do professor da Escola Bíblica Dominical na Casa do Senhor.
O professor, e demais obreiros da Escola Dominical que considera a sua missão como grande “privilégio” concedido por Deus; Como uma grande “responsabilidade” assumida diante de Deus; e Como uma grande “oportunidade” na vida, aqui, e, agora.
O trabalho do professor, em resumo (e demais obreiros da EBD)
1. O preparo da aula bíblica dominical; com oração, antes, durante, e depois.
2. O desempenho da aula bíblica dominical diante da classe.
*A introdução da lição
*A explanação da lição
*A verificação da lição (=recapitulação dação etc.)
*A aplicação da lição
Etc., Etc. (Depende da faixa etária da classe.)
3. A avaliação da aula bíblica dominical.
4. Conhecer pessoalmente e por nome, cada aluno da sua classe.
5. Visitação: cada aluno da classe, regularmente.
6. Oração pelos alunos da sua classe; - oração constante e individualmente.
7. Motivar cada aluno da sua classe a frequentar assiduamente os cultos da igreja.
8. Ser exemplo de vida, de trabalho, de conduta espiritualidade, para seus alunos.
9. Levar cada aluno não salvo, a Cristo, como Seu Salvador pessoal.
10. Cuidar, extraclasse, do discipu1ado bíblico de cada aluno convertido.

O aprimoramento do professor da Escola Dominical

Como pode o professor da EBD como obreiro, no que depender dele, melhorar ainda mais o seu desempenho na Casa do Senhor, visando maior no seu ministério, para a glória de Deus?
Primeiro - O professor Quer melhorar?
Ele quer mesmo melhorar?
Isso depende, em parte, da resolução, do propósito nesse sentido, por parte do professor.
Segundo - O professor Sabe como melhorar?
Como proceder o professor para melhorar? Para aprimorar-se?
Terceiro - O professor Pode melhorar?
Esse professor/obreiro pode melhorar?
Tem possibilidades de melhorar? (Meios, recursos, tempo, pré-requisitos)
Consideremos o fato de que o ensino mais eficaz não é aquele que é comunicado tão somente de cabeça para baixo; isto é, da cabeça do professor para a do aluno, mas aquele que e comunicado, ao mesmo, tempo, de coração para coração (do coração do professor para o do aluno).”
O ensino, na Escola Dominical, deve ser comunicado com amor.
Amor para com os alunos.
Amor com o trabalho de ensinar a Palavra do Senhor.
Amor com o preparo para ensinar.
Amor com a Escola Dominical em toda a sua abrangência.
Amor mútuo entre todos: alunos e professores, e demais obreiros.


Extraído da Revista Ensinador Cristão.
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