leitura diária segunda Genesis 3.15

DEUS ANUNCIA SUA ADMIRÁVEL REDENÇÃO A ADÃO 

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Estas palavras são ditas por Deus à serpente, que é satanás por ocasião em que este induziu Adão e Eva ao pecado. Em partes, vejamos o significado delas:
“Porei inimizade entre ti e a mulher”
Nestas palavras Deus está afirmando que deverá de existir inimizade permanente entre satanás (“ti”) e a mulher (raça humana)
“Entre a tua descendência e o seu descendente”
Estas palavras são uma repetição da afirmação anterior de Deus, ou seja, que a inimizade estará estabelecida entre todos os que estão sujeitos a satanás (“tua descendência”) e o descendente da mulher que, neste caso, é Cristo.
Por que afirmamos que o descendente da mulher, neste caso, é Cristo? Porque vários textos do Novo Testamento apontam para Cristo como o descendente da mulher (Gl 4.4, por exemplo). Além disso, na seqüência de Gn 3.15, é dito que o descendente da mulher iria esmagar a cabeça da serpente. E isto, quem fez, foi Cristo. Cristo é quem derrotou as satanás quando ressuscitou dentre os mortos. Ler: Jo 12.31; At 26.18; Rm 5.18, 19; Hb 2.14; Ap 12.1, 7)
“Este te ferirá a cabeça”
Estas palavras apontam para o descendente da mulher (este), que, como já vimos, é Jesus. Jesus ferirá, como de fato feriu, ca cabeça da serpente (satanás). Isto aconteceu quando Cristo completou a sua obra de redenção, salvando os pecadores e ressuscitando dentre os mortos. Os textos bíblicos acima indicados, mostram isso.
“E tu lhe ferirás o calcanhar”
Aqui Deus conclui a sentença, dizendo que satanás (tu), representado na serpente, iria ferir o calcanhar do descendente da mulher (lhe), Jesus. Isto é uma referência à crucificação de Jesus. Foi necessário que Jesus fosse crucificado, mas isto, comparado com a sua ressurreição, é apenas um ferimento no calcanhar. Notar bem a diferença: cabeça e calcanhar. Um ferimento no calcanhar nunca tem as conseqüências que o tem ferimento na cabeça. Aliás, no calcanhar é um ferimento, mas na cabeça da serpente, é um “esmagar”, conforme registram os textos do Novo Testamento. E, cabeça, aqui, representa o poder. É o poder de satanás que Cristo derrotou na sua ressurreição.
Esperamos que com isto tenhamos ajudado a esclarecer este texto.

Paulo Kerte Jung, pastor