Importantes lições sobre janelas nas Escrituras Sagradas

Janelas são de muita utilidade em uma construção. Elas servem para olhar de dentro para fora e de fora para dentro, servem como decoração, para entrada de ar, iluminação, etc., Quando Salomão edificou o Templo, ele fez janelas estreitas (1Rs 6.4; 7.4,5). Com a janela aberta temos claridade, luz, visão, ar; fechada temos escuridão, falta de ar, não temos visão.

Na feitura da Arca, Deus mandou Noé colocar uma janela no teto (Gn 6.16). Assim, Noé podia olhar para o céu. Essa era a janela da esperança, sempre aberta para o crente. Em Gênesis 8.6, vê-se Noé abrindo a janela da Arca para se comunicar visualmente com o mundo destruído, e depois soltou um corvo (Gn 8.7). O corvo ficou feliz, pois, ali tinha tudo o que ele gostava (cadáveres). Após soltar o corvo, Noé resolve soltar uma pombinha (Gn 8.9). Esta voltou, não achou pouso para seus pés. O patriarca esperou sete dias, enviou a pomba novamente e ela voltou trazendo uma folha de oliveira, uma mensagem de vida. Ele esperou mais sete dias soltou a pomba e ela não mais retornou. Tudo isto aconteceu porque na Arca tinha uma janela.

Em Gênesis 26.8, a Bíblia nos fala da janela da nossa vida. Algumas pessoas não têm cuidado de fechá-la. Isaque deixou a sua janela aberta, e o rei Abimeleque descobriu a intimidade dele com sua esposa. Na casa da vida, devemos ter cuidado com a janela do nosso nome, do nosso testemunho, crédito, palavra, confiança moral. Cuidado com a sua janela, não deixe intrusos participarem de determinados assuntos mais íntimos da sua família, do seu ministério, da sua vida.

Em Eclesiastes 12.3, Salomão chama nossos olhos como as janelas do nosso corpo. Ele conhecia a história do seu pai Davi, quando “viu” Bate Seba (2Sm 11.2). No livro de Josué 7.19-21, Acã “viu” uma capa Babilônica, duzentos ciclos de prata, e uma cunha de ouro.
No texto bíblico de Josué 2.18-21, está registrado o relato da janela da aliança na casa de Raabe. Aliança com sangue na janela do livramento. Cuidado, não tire o sinal do sangue, ele é a nossa garantia de não sermos destruídos.
Vejamos outras importantes passagens bíblicas que falam sobre janelas.

 A janela do escape (1Sm 19.12) – Davi escapou pela janela. Para não pecar é melhor fugir. “Foge destas coisas” (1Tm 6.11). Que coisas são essas, das quais o apóstolo Paulo orienta a Timóteo fugir? Veja o que diz em 1 Timóteo 6.7-10.

A janela da ação ( 2Rs 13.16,17). Abra a janela e derrote o inimigo.

 A janela da fé (Dn 6.10). Janela aberta para Jerusalém, ore, adore, exalte e fale com Deus. O Senhor deseja que você faça uma aliança com Ele, abra a janela do coração, feche a porta da tua vida, impeça a entrada do inimigo da tua alma.

Não esqueça: pela janela aberta Noé se comunicava com Deus; pela janela da casa de Raabe, os dois espiões de Israel escaparam com vida (Jz 2.15); com as janelas abertas em direção a Jerusalém, Daniel orava a Deus (Dn 6.10). Deus continua com as janelas da esperança, da fartura, do livramento, da cura, da provisão, da comunhão abertas.


Pastor José Wellington Bezerra da Costa é presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e membro da diretoria do Comitê Mundial das Assembleias de Deus.


Fonte de arquivo: Extraído do jornal mensageiro da Paz.