Como conservar o fogo do Espírito Santo sempre aceso em nossas vidas

O grande desafio hoje para o crente pentecostal é conservar a chama do Espírito Santo sempre acesa. Há muitos crentes que ainda não foram batizados no Espírito Santo. A ordem de Deus é: “O fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará” (Lv 6.13). Isso inclui a busca pelo batismo no Espírito Santo. No Antigo Testamento, Deus determinou conservar três fogos acesos:

1) O fogo no altar do sacrifício. Nós também temos o nosso altar. É necessário que o fogo do Espírito Santo esteja sempre aceso, para que possamos sentir renovação continuada em nossas vidas.

 2) O fogo do castiçal. Este fogo simboliza a luz de Cristo em nossa vida. Ela deve estar sempre acesa.

 3) O fogo do altar do incenso. Sem esse fogo a fumaça do incenso não subirá. Assim também deve ser a nossa vida de oração diante de Deus.

A orientação do Senhor para a Sua Igreja também é: “Sede fervorosos no espírito servindo ao Senhor” (Rm 12.11).

O fogo do Espírito Santo representa nossa comunhão com Deus. Precisamos do fogo do Espírito para a nossa vida particular. Precisamos do fogo do Espírito Santo para o nosso trabalho.

O fogo estando apagado é sinal de perigo, pois quando o fogo se apaga, o amor esfria. Lembremos que quando o sacerdote Eli deixou o fogo se apagar, perdeu o seu ministério; perdeu o discernimento das coisas de Deus; perdeu o zelo contra o pecado; perdeu o temor; morreu tragicamente, e a Arca do Senhor foi roubada.

O que pode apagar o fogo do Espírito Santo em nossas vidas? Entre outras coisas, a desobediência a Deus, permitir o domínio da carne em nossas vidas (exemplo: Sansão) e o orgulho.

 No Templo do Senhor, era necessário renovar o fogo continua mente. Era obrigação do sacerdote cuidar diariamente do fogo do Templo. Havia uma renovação diária. O sacerdote tinha que tirar a cinza do altar diariamente. Devia ter o cuidado para não sujar sua veste, e não inalar a cinza. Era obrigação do sacerdote colocar lenha. “Sem lenha o fogo se apaga”. O fogo do castiçal era renovado a cada manhã quando o sacerdote colocava incenso sobre ele.

Estejamos atentos quanto à nossa postura no trato com as coisas de Deus para que o fogo do Espírito não apague. Vivamos o genuíno pentecostes!


Fonte do arquivo:

Pastor José Wellington Bezerra da Costa é presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e membro da diretoria do Comitê Mundial das Assembleias de Deus.