Agência pode ser processada por proibir funcionários de falar sobre Jesus


A National Aeronautics and Space Administration (NASA) pode ser processada pelo Liberty Institude, uma instituição ligada à preservação da liberdade religiosa. O órgão federal é acusado de censurar seus funcionários que mencionavam o nome de Jesus nos comunicados internos. Falar sobre o Filho de Deus na empresa tornou-se inconveniente para os seus administradores. Segundo os implicados no caso, teria sido uma determinação expedida pela diretoria da entidade que teria sido o estopim para os atritos. Aconteceu no Centro Espacial Lyndon B. Johnson, localizado em Houston, no estado do Texas (EUA), que foi imposta a nova medida aos funcionários sobre a proibição acerca do nome de Jesus.
“A NASA tem um longo histórico de respeito ao discurso religioso dos seus funcionários, incluindo a defesa, em tribunal, dos astronautas que leram o relato bíblico da criação, sobre a órbita da Lua. Essa tradição deve Proibição para cristãos na Nasa Agência pode ser processada por proibir funcionários de falar sobre Jesus continuar aqui”, disse Jeremy Dys (foto), conselheiro sênior do Liberty Institute em entrevista ao Christian Post, ele acrescentou que trabalha para reverter a situação, pois considera ilegal e contrária ao histórico da agência espacial norte-americana. O ativista cristão remontou ao caso “O’Hair vs. Payne”, de 1969, naquela época a ativista Madalyn Murray O’Hair moveu processo contra a NASA por permitir que os astronautas da Apollo 8 lessem Gênesis 1, e acabou derrotada. “Estamos decididos a nos envolvermos, porque estamos empenhados em defender o seu direito à livre expressão religiosa, inerente a todos os norte-americanos, incluindo os funcionários do governo”, verbalizou o conselheiro. Os especialistas do Liberty Institute se reuniram com advogados e redigiram uma carta endereçada à diretoria do Centro Espacial no dia 8 de fevereiro; nela eles pediam um posicionamento sobre a censura, mas não obtiveram resposta.

O conteúdo do documento afirma que “a censura por parte da NASA sobre o ponto de vista religioso do clube de seus funcionários é uma violação da lei federal e da Primeira Emenda”. Lá os especialistas mencionaram a Lei de Restauração da Liberdade Religiosa, e destacaram que “não há interesse governamental convincente que permitiria que a NASA substancialmente limitasse o livre exercício da religião do Clube de Louvor e Adoração de funcionários e seus membros individuais”.


Fonte: Jornal Mensageiro da Paz.

Nenhum comentário: