Carta à igreja em Éfeso ( APOCALIPSE CAP-2)

1 – Ao anjo da igreja de Éfeso escreva o seguinte: “Esta é a mensagem daquele que está segurando as sete estrelas na mão direita e que anda no meio dos sete candelabros de ouro.
2 Eu sei o que vocês têm feito. Sei que trabalharam muito e agüentaram o sofrimento com paciência. Sei que vocês não podem suportar pessoas más e sei que puseram à prova os que dizem que são apóstolos, mas não são, e assim vocês descobriram que eles são mentirosos.
3 Vocês agüentaram a situação com paciência e sofreram por minha causa, sem desanimarem.
4 Porém tenho uma coisa contra vocês: é que agora vocês não me amam como me amavam no princípio.
5 Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.
6 Mas vocês têm a seu favor isto: odeiam o que os nicolaítas fazem, como eu também odeio.
7 “Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas. “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de comerem da fruta da árvore da vida, que cresce no jardim de Deus.”

•2.1-3,22 Ver a nota teológica "A Igreja Local". Cristo demonstra cuidado pelas igrejas ao dirigir-se a cada uma de acordo com as suas necessidades, com encorajamento,repreensão, exortação e promessa. Ele mostra conhecimento detalhado das mesmas ("conheço"). Em todas as cartas há referências a circunstâncias ou a tradições da própria cidade, provavelmente incluindo algumas que nem são mais reconhecidas. Ao mesmo tempo, todas as igrejas são incluídas num chamado universal à fidelidade e perseverança até que as promessas alcancem seu cumprimento na Jerusalém celestial. Suas lutas contrastam com a paz e satisfação retratadas em 21.1-22.5. As exortações são reforçadas por uma alusão introdutória a alguns elementos da majestosa visão de 1.12-20 e, portanto, contêm significado universal (1.4, nota).
Cada mensagem apresenta a mesma forma básica:

1. Destinatário: "Ao anjo da igreja ... escreve".
2. Identificação de Cristo, com alusão a sua majestade demonstrada
em 1.12-20: "Estas coisas diz aquele".
3. Afirmação de conhecimento: "Conheço".
4. Avaliação: repreensões ou elogios.
5. Promessa ou ameaça: geralmente na forma verbal do futuro.
6. Promessa ao "vencedor".
7. Exortação para ouvir: "Quem tem ouvidos".
Observe que os pontos 6 e 7 podem ocorrer em ordem inversa e 5 pode ser incluído em 4.
•2.5 moverei.,. o teu candeeiro. A cidade de Éfeso foi deslocada por causa da progressiva obstrução do rio Caister, ela foi "movida" de lugares antigos. De maneira analógica, Cristo ameaça remover a igreja caso o seu povo não se arrependa.
•2.6 nicolaítas. Um grupo herético. provavelmente sustentando pontos de vista semelhantes ao ensino de Balaão e Jezabel (vs. 14,20, notas).


•2. 7 Ao vencedor. Neste e nos versículos paralelos referentes às outras igrejas a participação em todos os aspectos da Nova Jerusalém é prometida aos santos fiéis 12.11,17,26; 3.5,12,21; 21.1--22.5).

árvore da vida. Ver nota em 22.2.


FONTE BÍBLIA DE ESTUDO. GENEBRA.

Nenhum comentário: