RESSURREIÇÕES FEITAS POR JESUS

FILHA DE JAIRO.
Jesus ressuscita o filho de uma viúva.
Lázaro.


MATEUS: 9.18-26
Jesus cura uma mulher e uma menina
Marcos 5.21-43; Lucas 8.40-56
18Enquanto Jesus estava falando ao povo, um chefe religioso chegou perto dele, ajoelhou-se e disse:
– A minha filha morreu agora mesmo! Venha e ponha as mãos sobre ela para que viva de novo.
19Então Jesus foi com ele, e os seus discípulos também foram.
20Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele. 21Pois ela pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.”
22Jesus virou, viu a mulher e disse:
– Coragem, minha filha! Você sarou porque teve fé.
E naquele momento a mulher ficou curada.
23Depois Jesus foi para a casa do chefe religioso. Quando viu os que tocavam música de enterro e viu a multidão numa confusão geral, 24disse:
– Saiam todos daqui! A menina não morreu; ela está dormindo!
Então começaram a caçoar dele. 25Logo que a multidão saiu, Jesus entrou no quarto em que a menina estava, pegou-a pela mão, e ela se levantou. 26E a notícia a respeito disso se espalhou por toda aquela região.



LUCAS:7.11-17
Jesus ressuscita o filho de uma viúva
11 Pouco tempo depois Jesus foi para uma cidade chamada Naim. Os seus discípulos e uma grande multidão foram com ele.
12 Quando ele estava chegando perto do portão da cidade, ia saindo um enterro. O defunto era filho único de uma viúva, e muita gente da cidade ia com ela.
13 Quando o Senhor a viu, ficou com muita pena dela e disse:
– Não chore.
14 Então ele chegou mais perto e tocou no caixão. E os que o estavam carregando pararam. Então Jesus disse:
– Moço, eu ordeno a você: levante-se!
15 O moço sentou-se no caixão e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe.
16 Todos ficaram com muito medo e louvavam a Deus, dizendo:
– Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo!
17 Essas notícias a respeito de Jesus se espalharam por todo o país e pelas regiões vizinhas.



JÕAO:11.1-44
A morte de Lázaro
1Um homem chamado Lázaro estava doente. Ele era do povoado de Betânia, onde Maria e a sua irmã Marta moravam. 2(Esta Maria era a mesma que pôs perfume nos pés do Senhor Jesus e os enxugou com os seus cabelos. Era o irmão dela, Lázaro, que estava doente.) 3As duas irmãs mandaram dizer a Jesus:
– Senhor, o seu querido amigo Lázaro está doente!
4Quando Jesus recebeu a notícia, disse:
– O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.
5Jesus amava muito Marta, e a sua irmã, e também Lázaro. 6Porém quando soube que Lázaro estava doente, ainda ficou dois dias onde estava. 7Então disse aos seus discípulos:
– Vamos voltar para a Judéia.
8Mas eles disseram:
– Mestre, faz tão pouco tempo que o povo de lá queria matá-lo a pedradas, e o senhor quer voltar?
9Jesus respondeu:
– Por acaso o dia não tem doze horas? Se alguém anda de dia não tropeça porque vê a luz deste mundo. 10Mas, se anda de noite, tropeça porque nele não existe luz.
11Jesus disse isso e depois continuou:
– O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo.
12– Senhor, se ele está dormindo, isso quer dizer que vai ficar bom! – disseram eles.
13Mas o que Jesus queria dizer era que Lázaro estava morto. Porém eles pensavam que ele estivesse falando do sono natural. 14Então Jesus disse claramente:
– Lázaro morreu, 15mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele.
16Então Tomé, chamado “o Gêmeo”, disse aos outros discípulos:
– Vamos nós também a fim de morrer com o Mestre!
Jesus é a ressurreição e a vida
17Quando Jesus chegou, já fazia quatro dias que Lázaro havia sido sepultado. 18Betânia ficava a menos de três quilômetros de Jerusalém, 19e muitas pessoas tinham vindo visitar Marta e Maria para as consolarem por causa da morte do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus estava chegando, foi encontrar-se com ele. Porém Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus:
– Se o senhor estivesse aqui, o meu irmão não teria morrido! 22Mas eu sei que, mesmo assim, Deus lhe dará tudo o que o senhor pedir a ele.
23– O seu irmão vai ressuscitar! – disse Jesus.
24Marta respondeu:
– Eu sei que ele vai ressuscitar no último dia!
25Então Jesus afirmou:
– Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; 26e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você acredita nisso?
27– Sim, senhor! – disse ela. – Eu creio que o senhor é o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo.
Jesus chora
28Depois de dizer isso, Marta foi, chamou Maria, a sua irmã, e lhe disse em particular:
– O Mestre chegou e está chamando você.
29Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi encontrar-se com Jesus. 30Pois ele não tinha chegado ao povoado, mas ainda estava no lugar onde Marta o havia encontrado. 31As pessoas que estavam na casa com Maria, consolando-a, viram que ela se levantou e saiu depressa. Então foram atrás dela, pois pensavam que ela ia ao túmulo para chorar ali.
32Maria chegou ao lugar onde Jesus estava e logo que o viu caiu aos pés dele e disse:
– Se o senhor tivesse estado aqui, o meu irmão não teria morrido!
33Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito 34e perguntou:
– Onde foi que vocês o sepultaram?
– Venha ver, senhor! – responderam.
35Jesus chorou.
36Então as pessoas disseram:
– Vejam como ele amava Lázaro!
37Mas algumas delas disseram:
– Ele curou o cego. Será que não poderia ter feito alguma coisa para que Lázaro não morresse?
A ressurreição de Lázaro
38Jesus ficou outra vez muito comovido. Ele foi até o túmulo, que era uma gruta com uma pedra colocada na entrada, 39e ordenou:
– Tirem a pedra!
Marta, a irmã do morto, disse:
– Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!
40Jesus respondeu:
– Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?
41Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse:
– Pai, eu te agradeço porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste.
43Depois de dizer isso, gritou:
– Lázaro, venha para fora!
44E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse:
– Desenrolem as faixas e deixem que ele vá.



Nenhum comentário: