RESSURREIÇÃO: FEITA PELOS APÓSTOLOS




Pedro nas cidades de Lida e Jope
(ATOS 9.36-42)PEDRO RESSUSCITA DORCAS.

32Pedro viajava por toda parte. Um dia foi visitar o povo de Deus que morava na cidade de Lida. 33Encontrou ali um homem chamado Enéias, que era paralítico e fazia oito anos que não saía da cama. 34Pedro lhe disse:
– Enéias, Jesus Cristo já curou você. Levante-se e arrume a sua cama.
Na mesma hora Enéias se levantou. 35Então todos os moradores da cidade de Lida e da região de Sarom viram isso e se converteram ao Senhor.
36Na cidade de Jope havia uma seguidora de Jesus chamada Tabita. (Este nome em grego é Dorcas.) Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres.
37Naqueles dias Dorcas ficou doente e morreu. Lavaram o corpo dela e depois o puseram num quarto do andar de cima. 38Jope ficava perto de Lida. Quando os seguidores de Jesus em Jope souberam que Pedro estava em Lida, enviaram dois homens para levar-lhe o seguinte recado:
– Por favor, venha depressa até Jope!
39Então Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram para o quarto de cima. Todas as viúvas ficaram em volta dele, chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia. 40Então Pedro mandou que todos saíssem do quarto e em seguida se ajoelhou e orou. Depois virou-se para o corpo de Dorcas e disse:
– Tabita, levante-se!
Ela abriu os olhos e, quando viu Pedro, sentou-se. 41Pedro pegou-a pela mão e ajudou-a a ficar de pé. Em seguida chamou toda a gente da igreja, inclusive as viúvas, e a entregou a eles viva.
42As notícias a respeito disso se espalharam por toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor. 43E Pedro ficou lá muitos dias, na casa de um curtidor de couros chamado Simão.


PAULO RESSUSCITA ÊUTICO –(ATOS 20.7-12)
Paulo em Trôade

7 No sábado à noite nós nos reunimos com os irmãos para partir o pão. Paulo falou nessa reunião e continuou falando até a meia-noite, pois ia viajar no dia seguinte. 8Havia muitas lamparinas acesas na sala onde nós estávamos reunidos, a qual ficava no terceiro andar da casa. 9Um moço chamado Êutico estava sentado numa janela. E, como Paulo continuasse falando durante muito tempo, o sono do moço foi aumentando. De repente, ele dormiu e caiu da janela. Quando o levantaram, estava morto. 10Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse:
– Não se assustem, pois ele está vivo.
11Em seguida Paulo subiu de novo, partiu o pão e comeu. Falou ainda muito tempo, até de manhã, e depois foi embora. 12Aí levaram o moço, vivo, para a casa dele, e isso os deixou muito animados.

Nenhum comentário: