O Espírito possui atributos da deidade



Quantos atributos Deus têm? Na verdade, a diversidade dos atributos de Deus não o diferencia em suas manifestações. Não são mais nem menos poderosos.
Seus atributos pertencem às três Pessoas da Trindade, que revelam características do Ser divino. Entretanto, para dar sentido especial nesta matéria, destacamos três atributos inerentes a cada uma das Pessoas da Trindade, que são: a onipotência, a onipresença e a onisciência. São atributos restritos apenas à Divindade. Anjos e homens não os possuem. W. T. Conner, teólogo, escreveu o seguinte em seu livro Doctrina Cristiana: “Por onipotência de Deus se entende que todo o poder que há no Universo, físico ou espiritual, tem sua origem em Deus. Ele, por conseguinte, pode fazer qualquer coisa que o poder seja capaz”.

O primeiro atributo, onipotência, revela-se pelo fato de que Ele tem todo o poder, no universo criado, físico ou espiritual. Do latim omni-potentia, significa “todo” (de omni) e “poderoso” (de potentia). No hebraico aparece a palavra shaddai, que significa “autossuficiente” ou “todo-poderoso”. Na língua grega do Novo Testamento, o termo é pantokrator com o mesmo sentido de “todo-poderoso”.
Teologicamente, Deus é o Todo-Poderoso que pode tudo quanto lhe apraz. Nada o limita, porque Ele pode fazer tudo. Porém, Ele não faz qualquer coisa que fira sua natureza santa e perfeita (2 Tm 2.13; Hb 6.18). Não há nada que o limite, porque Ele, como Ser Absoluto, está livre de qualquer limitação ou confinamento. Precisamos compreender que quando afirmamos que Deus tem poder para fazer todas as coisas, não nos referimos às coisas que fogem à ordem que Ele tem estabelecido para o mundo. Ele não fará qualquer coisa que contrarie sua natureza perfeita e santa; Deus, por exemplo, não pode mentir (Nm 23.19), porque contraria sua natureza moral. Quando usamos a expressão “Deus não pode fazer” não significa que Ele não esteja livre para fazer qualquer coisa,
mas significa que Ele é Santo e Absoluto, e não corre o risco de falhar. Ele está livre de qualquer limitação ou confinamento. Simplesmente Ele não pode fazer coisas que contrariem sua natureza divina. O Espírito tem todo o poder, mas Ele respeita o livre-arbítrio do homem. Não há divisão ou parte da Onipotência divina no Espírito Santo, porque embora cada uma das pessoas da Trindade seja distinta, os atributos divinos pertencem aos três por igual. Por isso, o Espírito não é uma terceira autoridade divina, mas Ele faz o que lhe apraz (1 Co 12.11).

O segundo atributo é onipresença. O Salmo 139 revela que a sua presença se faz sentir em todo lugar. Assim como o Espírito penetra todas as coisas e perscruta o nosso entendimento, também pode estar em todo o lugar ao mesmo tempo. Sua presença é plena e perfeita. Ele não se divide em várias presenças manifestas, mas sua presença pessoal é perfeita e total. Deus é Esprito e preenche a imensidade, e cada ponto do Universo é preenchido por Ele (At 17.24-28; Jr 23.23,24). Ele não só possui total conhecimento das coisas que possam ocorrer em todo lugar, mas sua presença pode encher todos os luga res. Ele não se divide em presenças, mas sua presença pessoal é total, plena e perfeita em cada lugar que estiver. Em relação à Trindade, cada Pessoa que a constitui destaca-se em manifestações distintas, as quais mostram a onipresença da Divindade. O Pai foi conhecido e manifesto pelo Filho na terra ( Jo 3.3) e o Espírito Santo é a manifestação do Pai e do Filho na vida interior do crente ( Jo 14.17,19,20,23). A história da Igreja atesta que o Espírito sempre esteve e está presente na sua missão na terra, sem restrição de espaço ou tempo.
O terceiro atributo divino é a onisciência. A palavra onisciência deriva de suas palavras latinas: omnis e scientia. A primeira significa “tudo ou todo” e scientia significa “conhecimento ou ciência”. Esse atributo está intrínseco na natureza divina das Pessoas da Trindade. O Espírito Santo, do mesmo modo que o Pai e o Filho,tem total conhecimento,isto é,Ele possui perfeito conhecimento. Nada escapa ao seu conhecimento. Sua compreensão é infinita e sua sabedoria é uma qualidade singular e indescritível em sua natureza divina. Ele sabe tudo acerca de si mesmo e de tudo quanto criou (Sl 139.2,11,13). Ele sabe tudo acerca dos homens, por dentro e por fora (1 Rs 8.39; Jr 16.17; Rm 8.27). Ninguém pode esconder coisa alguma do Espírito Santo. Nenhum só pensamento nosso passa despercebido do Deus Trino. 

FONTE: RETIRADO DO LIVRO MOVIMENTO PETENCOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ. Todos os direitos reservados. Copyright © 2011 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina. Para maiores informações sobre livros, revistas, periódicos e os últimos lançamentos da CPAD, visite o site: http://www.cpad.com.br



Nenhum comentário: