II – A ASSEIDADE DO ESPÍRITO SANTO



Outro aspecto da doutrina do Espírito Santo é conhecer sua asseidade.

Mas o que significa asseidade? O termo asseidade é pouco usado na linguagem cotidiana das nossas igrejas. Advindo do latim aseitatis, o termo serve para qualificar o atributo divino, mas o sentido literal refere-se ao ser, ou “a si mesmo”. Portanto, trata-se de um termo especial com um sentido singular, pois só é referido a Deus. No campo da filosofia e da teologia, asseidade define tratar-se de um atributo inerente de Deus pelo qual Ele existe por si mesmo.
O dicionarista Houaiss define “asseidade” como uma “qualidade fundamental de Deus que o distingue de todos os demais seres do universo”. Em relação a Deus, denota que Ele existe por si mesmo e de si mesmo, independentemente de qualquer outra coisa. Ele é autoexistente. Trata-se de uma qualidade pela qual Ele possui em si mesmo a causa ou o princípio de sua própria existência, sendo, portanto, incriado, além de absolutamente autônomo, livre e incondicionado”.
Portanto, asseidade atribui-se exclusiva e unicamente ao Ser Divino, e o Espírito Santo, terceira pessoa da Trindade, é a manifestação da Divindade.
Essa verdade é um atributo incomunicável da Divindade. Ele não é um entre outros espíritos. Ele é o Espírito do Deus Trino.
Naturalmente, para falar da asseidade do Espírito requer-se falar e refletir sobre sua existência. 


FONTE: RETIRADO DO LIVRO MOVIMENTO PETENCOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ. Todos os direitos reservados. Copyright © 2011 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina. Para maiores informações sobre livros, revistas, periódicos e os últimos lançamentos da CPAD, visite o site: http://www.cpad.com.br


Nenhum comentário: