Atributos pessoais do Espírito Santo



Três atributos pessoais são revelados e identificados no Espírito Santo: intelecto, vontade e sentimento. O primeiro faz com que o Espírito Santo fale, pense, raciocine e determine (Rm 8.27; 1 Co 2.10,11,16). O segundo atributo é a vontade, demonstrada na Palavra de Deus. Ele faz o que quer, como e quando quer, porque Ele tem conhecimento prévio de tudo e não corre o risco de errar.
Os dons espirituais são distribuídos por Ele conforme a sua vontade (1 Co 12.7,11). O seu conhecimento inerente e pleno lhe dá condições de agir livremente.
O terceiro atributo é o sentimento. Ele tem emoções. O Espírito possui todos os graus de afeição e sensibilidade de quem ama, geme, chora, intercerde (Rm 8.26,27; Ef 4.30).

Aprendemos, inicialmente, que precisamos conhecer o Espírito Santo para entendermos suas manifestações no mundo, em especial, na Igreja de Cristo. A grande verdade dessa lição é sabermos que o Espírito não é um mero símbolo espiritual. Ele é Deus Pessoal que se comunica conosco. 


FONTE: RETIRADO DO LIVRO MOVIMENTO PETENCOSTAL AS DOUTRINAS DA NOSSA FÉ. Todos os direitos reservados. Copyright © 2011 para a língua portuguesa da Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina. Para maiores informações sobre livros, revistas, periódicos e os últimos lançamentos da CPAD, visite o site: http://www.cpad.com.br


Nenhum comentário: