ÁREAS DE ESTUDO DA TEOLOGIA



a)Teologia Fundamental – Analisa a realidade cristã da auto-manifestação de Deus, sua plenitude e o plano da Salvação por Jesus Cristo. Explica a razão do mistério, a liberdade e a necessidade que temos de conhecer esse plano, querendo ou não termos compromisso com Deus.
Fala sobre o que é teologia e sobre as condições básicas que possibilitam a fé num contexto sócio histórico e cultural.

b)Teologia Bíblica – Estuda a introdução geral da Bíblia, com estudo dos livros do Antigo e Novo testamento, falando sobre a história do povo de Deus e reflete temas gerais, familiarizando os alunos com termos bíblicos e as línguas bíblicas, como hebraico e grego. Usa a “exegese” (Comentário ou dissertação para esclarecimento ou minuciosa interpretação de um texto ou de uma palavra.) que analisa criticamente o texto, desde a seleção do texto, sua estrutura gramatical, sua mensagem e tema central para hoje “hermenêutica”, aplicando a mensagem para hoje.

c)TeoIogia Moral – Visa refletir sobre a resposta concreta que o cristão dá a Deus nos diversos âmbitos de sua existência seja pessoal, interpessoal, comunitária, social, familiar e política., analisando as bases e os critérios de como o cristão deve agir e sobre temas globais como sexualidade, ética e ecologia, política, globalização, etc.

d)Teologia Sistemática ou Dogmática – Compreende uma série de disciplinas estudadas pela  igreja, como cristologia (Jesus), eclesiologia (igreja), trindade, antropologia teológica (vendo o homem quanto à criação, pecado, graça e salvação), escatologia (últimas coisas) e Heresiologias (Seitas e Heresias).
Ademais, não se ocupa em repetir dogmas, que são declarações de fé do que as pessoas creem, tenta entender a vida, e refletir a real e pura fé cristã.

e) História da Igreja – Visa conhecer uma visão panorâmica das grandes fases da história universal, as relações da igreja cristã com o mundo, os conflitos de mentalidades, ideias e movimentos sociais e as ideias e eventos do passado que repercutem hoje em dia.
Compreende desde a história antiga, medieval, moderna, contemporânea e atual.

f) Espiritualidade – Envolve não apenas disciplinas teológicas, mas dimensões da vida cristã como fé, louvor, reino de Deus, o seguimento a Jesus e outros temas, como cruz, esperança, caridade, piedade, liberdade cristã.

g)Outros – (Teologia Pastoral, Teologia das Religiões, Homilética (Arte de pregar), Religiosidade Popular (tradições culturais), Aconselhamento Pessoal e Missões.

Nenhum comentário: