Subsidio LIÇÃO 9 - As limitações dos discípulos


Por andarem com o Mestre e verem as obras maravilhosas do nosso Senhor, os discípulos de Jesus, que andaram com Ele ao longo de todo o seu ministério terreno, são destacados muitas vezes, não como seres humanos normais, mas como pessoas acima da média como se fossem seres humanos perfeitos.
Não! Os discípulos de Jesus não eram pessoas perfeitas. Pelo contrário, eram imperfeitas, limitadas, cheias de dúvidas, medos, muitas eram até mesmo ambiciosas e outra foi achada como traidora do Senhor. Por isso, a partir da realidade da vida de alguns discípulos e da maneira como Jesus tratou com eles, algumas lições podem ser aprendidas por nós.
Em primeiro lugar, sempre haverá dúvidas sobre algumas coisas na vida cristã. Certa vez, quando o nosso Senhor foi assunto aos céus, os discípulos lhe perguntaram: “Quando restaurará o reino a Israel?” nosso Senhor respondeu: “Não cabe a vocês saberem sobre épocas e estações dos tempos”. A fé cristã não é uma matéria pronta para responder curiosidades da vida. Ela é a vida de Jesus em nós para ser vivida.
Em segundo lugar, não podemos ser crentes exclusivistas. Graças a Deus que passou o tempo onde era comum, pessoas dizerem que só os crentes de determinada denominação eram salvos, como se a salvação não dependesse mais da graça de Deus, mas de determinada instituição religiosa. Num país como o Brasil, de extensão continental, é um erro não dialogarmos com outros irmãos de diferentes manifestações evangélicas que tenham compromisso com o núcleo básico da fé cristã.
Em terceiro lugar, o dinheiro não pode ter a predominância na missão que os discípulos desenvolverão para o Reino de Deus. A posição de determinados discípulos de Cristo pode parecer de vantagens sobre determinadas pessoas, e se ele for uma pessoa sem caráter, usará o dom de Deus que está sobre ele para receber vantagens e lucros das pessoas. Muitos fizeram isso no passado, no tempo dos apóstolos, e estes denunciaram essa má ação com firmeza. E hoje, seria diferente?
Enfim, o perdão é a característica fundamental daqueles que receberam de Jesus o ensinamento da mensagem do Reino de Deus. Os discípulos de Jesus foram provados nessa questão quando eles estiveram com Ele, após o nosso Senhor voltar para o Pai. Perdoar o próximo, além de necessário para a alma, é a via de mão dupla onde o Pai trabalha por nós se tal bem for achado em nossa vida.

Nenhum comentário: