Dons de Revelação

Os dons são capacidades inatas, adquiridas, ou é algo que vem direto de Deus? Segundo Stanley Horton, “os dons são encarnacionais. Isto é, Deus opera através dos seres humanos”. Logo, são capacidades sobrenaturais vinda d’Ele por intermédio do Espírito Santo. Deus colocou à disposição da igreja muitos dons e todos são extremamente úteis para a edificação e exortação dos crentes.
Para melhor estudar o assunto, os dons foram divididos em três categorias: dons de revelação, de elocução e de poder. Nesta lição estudaremos os dons de revelação: palavra de sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos.

Palavra de Sabedoria

O que seria este dom? “Sabedoria” no grego é shophia e segundo o Dicionário Bíblico Beacon quer dizer “julgamento de Deus diante das demandas feitas pelo homem, especificamente pela vida cristã”. Esta sabedoria não é o resultado da capacidade cognitiva humana.
A sabedoria aqui é uma capacidade divina de julgar as questões práticas do nosso dia a dia de maneira que o nome do Senhor seja exaltado. Todo crente é exortado a buscar em Deus a sabedoria (Tg 1.5). Neste texto, segundo a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, Tiago está falando a respeito da “habilidade de tomar decisões em circunstâncias difíceis”. Logo, também não diz respeito ao conhecimento adquirido pelo homem. Muitos homens são dotados de grande capacidade intelectual, mas infelizmente desconhecem a Deus.

Sabedoria divina x sabedoria humana

Em 1 Coríntios 2.6, Paulo faz uma comparação, mostrando à igreja em Corinto a diferença entre a sabedoria humana e a espiritual. Paulo mostra que a razão humana não pode levar o homem à redenção dos seus pecados. Somos redimidos pela fé em Cristo. A fé salvifica é um dom divino. O homem que não aceita Cristo como Salvador não
pode compreender a sabedoria de Deus revelada em Jesus.

Dom da Palavra de Sabedoria

De acordo com Estêvam Ângelo de Souza, “a palavra de sabedoria é a sabedoria de Deus ou, mais especificamente, um fragmento da sabedoria divina, que é dada por meios sobrenaturais”. É uma capacidade vinda diretamente de Deus, mediante a ação direta do Espírito Santo em nossas vidas. A liderança, bem como todos aqueles que querem servir à Igreja de Cristo, deve buscar este dom a fim de administrar e servir com excelência. A Bíblia nos mostra que os diáconos eram homens cheios do Espírito Santo e que Estêvão, dispunha detanta sabedoria, que ninguém conseguia se sobrepora ele durante a sua pregação (At 6.10).


Fonte do arquivo= Subsídios - Conteúdo Adicional para as aulas de Lições Bíblicas extraído da Revista Ensinador Cristão Nº 58 do 2º trimestre de 2014


Nenhum comentário: