A DEMONSTRAÇÃO DE FÉ (Hb 11.4-40)



FÉ: ELEMENTO ESSENCIAL PARA AGRADAR A DEUS


3.1 ABEL – FÉ E ADORACAO (V. 4). A história que serve de contexto aqui encontra-se em Genesis 4.1-10. Abel  era Um homem justo por causa da sua Fé (MT -23.35 para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.).
Deus havia revelado a Adão  e a seus descendentes como adorar, e Abel  obedeceu a Deus pela fé. Na verdade, sua obediência custou-lhe a vida. Caim não era filho de Deus (1Jo 3.12 Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.), pois não tinha fé.
Era religioso, mas não era justo. Hoje, Abel é considerado o primeiro mártir da fé.



3.2 ENOQUE - FÉ E VIVÊNCIA (V. 5,6). A fé em Deus cresce é medida que temos comunhão com Ele_ Devemos ter tanto o desejo de lhe agradar quanto o zelo de buscá-lo. Enoque andou com Deus em um mundo perverso antes do dilúvio e
manteve a vida pura.


3.3 NOE - FE E TRABALHO (V. 7).  A fé de Noé influenciou sua família, e todos os seus familiares foram salvos. Também condenou o mundo inteiro, pois sua fé revelou a incredulidade dos outros. Os acontecimentos subseqüentes provaram que Noé estava certo! Jesus usou essa experiência como uma advertência para que as pessoas estejam prontas para a sua volta (Mt 24.36-42 Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. 37E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. 38Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; 41Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. 42Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.).
 No tempo de Noé, o povo estava de tal modo envolvido com as atividades inocentes do cotidiano que ignorou completamente o testemunho de Noé (2Pe 2.5). e não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;

Nenhum comentário: