Padrão da Lei moral



A lei expressa a vontade de deus e Paulo disse que e um mandamento justo santo e bom.
Rm7. 12 Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom.
GALATAS-2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.
(por crer em Jesus não vivo eu, mas cristo em mim então tenho que fazer a vontade  Deus, eu tenho que ter uma conduta  divina. Agora sou santo em cristo, justo  tenho que fazer o bem.)
O resumo da lei que são as 10 palavras elas são realizadas pelo salvo em Jesus, porque ele é salvo ele cumpriu a lei.
Alei não salva, o salvo cumpre a lei. Ela nos orienta é um modelo do que devemos seguir.
Os 10 mandamentos é o coração da lei,é o resumo das leis que estão no Pentateuco. E o que é a lei em Josué 24.26 E Josué escreveu estas palavras no livro da Lei de Deus; e tomou uma grande pedra e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
Em Deuteronômio o livro de Moises é a lei de Deus cap. 31.9 E Moisés escreveu esta Lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do concerto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Em Romanos 7.22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. 23Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. 24Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, à lei do pecado. Aqui Paulo diz  que a lei de Deus é a vontade de Deus.

Lei moral- imutável são as regras estabelecidas por Deus, nos mostra uma conduta, o que devemos fazer pra agradar a Deus. Distinguir certo do errado o bom do ruim.

Exemplo- quando deus ordenou que não comesse do fruto proibido uma lei moral para nos livrar do pecado.



Civis- São normas de uma sociedade em convivência com o homem podendo ser alterada ou não, mas ao mesmo tempo não quer dizer que seja vontade de Deus.

Exemplo libertação dos escravos Judeus depois de 6 anos de trabalho.





Cerimoniais- Rituais estabelecidos por Deus de forma progressiva.  Exemplo= Oferta de sacrifício de animais para expiação do pecado.


Dos mandamentos 9 são morais somente o sábado é cerimonial. Os 10 mandamentos também foram resumidos por Jesus em amor porque através do amor desenvolve o fruto do espírito santo.