DESCULPAR, A PALAVRA DE DEUS SOBRE



O QUE É NECESSÁRIO QUANDO PEDIMOS DESCULPAS?

Salmos 38:18 . . . Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado.
Isaías 22:12 . . . O Senhor, o Senhor Deus dos Exércitos vos convidou naquele dia para chorar e prantear, para rapar a cabeça e cingir o pano de saco.
2 Crônicas 34:27 . . . Como o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
Jeremias 31:19 . . . Na verdade que, depois que me converti, arrependi-me; depois que fui instruído, bati na minha coxa. Fiquei confundido e envergonhado, porque suportei o opróbrio da minha mocidade.
Jeremias 8:6 . . . Eu ouvi atentamente, mas não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.
Jeremias 44:10 . . . Eles não se humilharam até o dia de hoje, não temeram, não andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais.
1 Reis 8:47 . . . e na terra aonde forem levados cativos caírem em si, e se converterem, e na terra do seu cativeiro te suplicarem, dizendo: Pecamos, e perversamente procedemos, e cometemos iniqüidade.
Um pedido de desculpas sincero inclui remorso, confisão e arrependimento oferecidos em espírito de humildade.

QUAIS SÃO OS BENEFíCIOS DE DESCULPAR-SE?

Lucas 24:47 . . . e em seu nome se pregará o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações, começando por Jerusalém.
Provérbios 28:13-14 . . .O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcaçará misericórdia. Bem-aventurados o homem que continuamente teme ao Senhor, mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal.
Salmos 41:4 . . . Eu disse: Senhor, tem compaixão de mim; sara a minha alma, pois pequei contra ti.
Isaías 57:15 . . . Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
2 Coríntios 7:9-10 . . . Agora folgo, não porque fostes entristecidos, mas porque fostes entristecidos para o arrependimento. Pois fostes entristecidos segundo Deus, de maneira que por nós não padecestes dano em coisa alguma. A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar, mas a tristeza do mundo opera a morte.
Podemos receber perdão, misericórdia, cura, refrigério, coragem, salvação e até mesmo vida! 

QUANDO DEVEMOS NOS DESCULPAR?

1 Samuel 25:32-34 . . . Então Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel que hoje te enviou ao meu encontro. Bendito o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mão. De outra forma, na verdade, tão certo como vive o Senhor Deus de Israel, que me impediu de te fazer aml, que se tu não te apressares, e não me vieras ao meu encontro, não teria ficado a Nabal até a luz da manhã nem mesmo um menino.
Hebreus 12:17 . . . Depois, como bem sabeis, querendo ele ainda herdar a benção, foi rejeitado. Não achou lugar de arrependimento, embora com lágrimas o tivesse buscado.
Apocalipse 2:21 . . . Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade, mas ela não quer se arrepender.
Desculpe-se assim que você perceber que precisa. O tempo é crítico para se desculpar; é possível se desculpar tarde demais. Nunca é muito cedo para procurar perdão, mas pode facilmente ser muito tarde. Se você precisa se desculpar com alguém, não perca tempo!
Provérbios 14:9 . . . Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade.
Levítico 5:5 . . . Sendo alguém culpado numa destas coisas confessará aquilo em que pecou.
Mateus 5:23-24 . . . Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; depois vem, e apresenta a tua oferta.
Deus freqüentemente usa o sentimento de consciência pesada para nos ajudar a saber quando é hora de se desculpar. Você se sente culpado por alguma coisa que você falou ou fez para machucar alguém? Então agora é a hora de se desculpar.

PROMESSA DE DEUS:

Isaías 55:7 . . . Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos. Converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e torne para o nosso Deus, pois grandioso é em perdoar.

Nenhum comentário: