BILLY GRAHAM

Evangelista internacional, escritor e líder religioso.

VISÃO GERAL
Por meio século, ele tem sido a face do Cristianismo evangélico, pregando uma mensagem simples em estádios pelo mundo afora. Seu ministério trouxe o evangelismo para a era da tecnologia, multiplicando sua presença através do rádio, TV e filmes, o que sem dúvida o tornou o pregador mais ouvido dos últimos tempos.

VIDA E MINISTÉRIO
Nasceu na Carolina do Norte, em 1918, filho de fazendeiros. Converteu-se com 16 anos e ingressou no Instituto Bíblico da Flórida (Tampa) onde obteve o grau de Bacharel em Teologia. Ali adquiriu a fundamentação bíblica que influenciaria grandemente sua vida, Ali também recebeu o chamado para o ministério cristão, sendo ordenado em 1940. Mais tarde foi estudar no Wheaton College, em Illinois, onde conheceu Ruth McCue Bell, com quem se casou em 1943 e teve 5 filhos.

Começou a viajar pregando o Evangelho não só em sua pátria, mas na Inglaterra marcada pela guerra. Presidiu várias organizações e escolas, mas continuava a viajar como evangelista.

PROEMINÊNCIA NACIONAL
Sua ascensão nacional se deu em 1949 através de reuniões que Graham fazia em Los Angeles numa "catedral de lona" onde muitas pessoas importantes se convertiam. Essas reuniões atraíram a atenção de William Randolph Hearst, dono de um grande jornal que cobria esses eventos, os quais deram origem às cruzadas urbanas, uma forma de evangelismo de massa que seria sempre associada ao seu ministério. Pregou em mais de 80 países para mais de 110 milhões de pessoas. Considerem-se ainda outras centenas de milhões que o ouviram pela televisão, rádio e filmes.

DEFININDO O EVANGELISMO
Seu compromisso primordial tem sido proclamar a mensagem histórica da fé cristã aos não-crentes, fato que o levou a se valer dos recursos da mídia de massa para proclamar o Evangelho a extensões impensadas. Começando com "A Hora da Decisão", pelo rádio, e utilizando a televisão para ampliar o alcance de sua mensagem, Billy Graham passou a se valer dos mais modernos recursos que a tecnologia permitia para chegar a todos os continentes. Considerado o maior produtor de filmes e documentários cristãos, dedicou-se também a escrever livros que se tornaram best-sellers e foram traduzidos para todas as línguas. Com freqüência é convidado para entrevistas em televisão.

Cada cruzada é cuidadosamente organizada, com um grupo de apoio formado por líderes e voluntários das igrejas locais, treinados com estudos bíblicos e em aconselhamento pessoal, com muitos meses de antecedência.

Billy Graahm sempre teve a preocupação de realizar um trabalho conjunto com outras denominações e não se intimidou de pregar no Leste Europeu e União Soviética quando ainda eram dominados pelo comunismo, o que foi reconhecido posteriormente como um fato que serviu de alavanca para a liberdade religiosa naqueles países.

REALIZAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES
Apesar das críticas, a integridade de Graham, sua humildade pessoal e carisma fizeram dele o mais influente líder religioso do século XX. Pesquisas o colocam entre os 10 homens mais admirados na América. Amigo de todos os presidentes americanos, tem sido o capelão extra-oficial da Casa Branca. Recebeu vários títulos honoríficos, prêmios e medalhas.

Tornou-se o líder simbólico da Evangelização. Com sua influência reuniu líderes evangélicos e evangelistas numa série de congressos internacionais ao redor do mundo.

Fonte: Bíblia enciclopédica Ilumina