O CUMPRIMENTO PARCIAL DA PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO




Em Joel 2.20, vemos o Senhor destroçando o exército invasor que vem do norte,e, no versículo 28, temos a promessa do derramamento do Espírito Santo. Essa promessa cumpriu-se parcialmente no Dia de Pentecoste (At 2.16,17). Por que dizemos parcialmente? - Por duas razões: primeiro, em Joel 2.28 fala de
derramar ―O Espírito, o que significa um derramamento pleno. Já em Atos 2.17, a Palavra fala de derramar ―DO Espírito, o que significa um derramamento parcial. São pequenas palavras que alteram grandemente o sentido habitual das coisas.

Segundo, no Dia de Pentecoste, e desde então, não se cumpriram os sinais preditos em Joel 2.30,31, os quais ocorrerão somente durante a Grande Tribulação (Mt 24.29; Ap 6.12-14; At 2.19,20). Haverá, portanto, um grande despertamento espiritual entre os judeus, resultando em muitas conversões.Leia Joel 2.31,32, atentando bem para a conjunção ligando o versículo 31 ao 32. 
 ―Então sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações,por causa do meu nome. (Mt 24.9). Esta última referência é muitas vezes aplicada à Igreja, quando na verdade trata-se de Israel nesse tempo, e dai para a frente. O derramamento do Espírito Santo que teve inicio entre os judeus, no Dia de Pentecoste, foi interrompido, mas, terá então pleno cumprimento, e precederá de fato o ―Dia do SENHOR (At 2.17,20).