Como posso saber se os desejos do meu coração são de Deus?



Resposta: Jesus responde a esta pergunta por nós: "Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias" (Mateus 15:19). E depois: "E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem" (Marcos 7:20-23).

 Nessas passagens, Jesus revela a fonte dos nossos desejos: os nossos desejos carnais vêm do nosso ser mais íntimo. O pecado não surge apenas como resultado de forças externas, mas nasce nos nichos escondidos dos nossos pensamentos e intenções, dos desejos secretos que só a mente e o coração podem imaginar. No fim das contas, em nosso estado caído, os desejos dos nossos corações não vêm de Deus. Jeremias confirma ainda mais a natureza do coração do homem: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9)

Há muito tempo tem sido o ponto de vista de muitos que todos os seres humanos são basicamente bons e decentes, e que são as circunstâncias da vida, tais como a pobreza ou má educação, que nos transformam em assassinos e ladrões. Mas a Bíblia ensina que todos os homens sofrem de um mal comum - o pecado. O apóstolo Paulo o chama de nossa natureza pecaminosa. "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" (Romanos 7:18-20). Os nossos corações perversos nos levam a pecar. 

  
Fonte: